Respostas
Resposta:
Para entendermos os princípios da propagação retilínea da luz, devemos considerar a óptica geométrica, que é o estudo da propagação da luz levando em conta somente o percurso do feixe.
A óptica geométrica é baseada em três aspectos:
• Independência dos Raios de Luz: quando dois ou mais raios de luz se atravessam sem interferir um no outro. Este modelo por ser visto, por exemplo, em apresentações teatrais ou qualquer festa com holofotes voltado para o palco. Ainda que as pessoas saiam do local onde estão, estes feixes continuarão a iluminá-las do mesmo jeito, um cruzando o outro.• Propagação Retilínea da Luz: ocorre num espaço transparente, homogêneo e isotrópico, onde o feixe de luz se reproduz de maneira reta, os chamados raios de luz. Este princípio pode ser observado ao visualizarmos um instrumento de forma circular em uma superfície plana. Este, ao ser projetado, produzirá uma sombra no mesmo formato.
• Reversibilidade dos Raios de Luz: acontece quando revertemos o curso pelo qual um feixe de luz se propaga. Seu trajeto não será alterado, apenas tomará o sentido inverso.
Explicação:
A propagação retilínea é vista de forma mais lucida e palpável na luz, que vai de um local a outro da vasta imensidão do sistema solar em linha reta, uma boa comprovação dessa sua contatação são os eclipses que acontecem quando a lua vai de se sobrepor a luz do sol assim interrompendo a propagação.
Caso a sua dissipação não tivesse uma propagação retilínea a mesma poderia driblar o obstaculo e ir de encontro ao seu alvo, no entanto para que ela possa fazer isso deve se fazer uso de meios que o faça ser repelido.