• Matéria: Ed. Física
  • Autor: mc772026
  • Perguntado 6 anos atrás

de acordo com o identifique três doenças psicológicas relacionadas ao culto ao corpo e diferencie entre si ​

Respostas

respondido por: TST164
1

Anorexia Nervosa

Pacientes diagnosticados com anorexia nervosa se autoavaliam com excesso de peso – ainda que estejam abaixo do peso ideal. Exercício físicos exagerados, uso indevido de laxantes, diuréticos, entre outros, fazem parte da rotina do portador de anorexia nervosa.

Sintomas

   Peso corporal extremamente baixo (perda de massa e gordura);

   Restrição alimentar severa;

   Falta de vontade para manter um peso normal e saudável;

   Preocupação em não ganhar peso;

   Distorção da imagem corporal;

   No caso das mulheres, inibição do ciclo menstrual;

   Gastrite;

   Descamação e pele seca;

   Hipotermia;

   Anemia.

Tratamento

O primeiro passo é hidratar organismo. A Assistência de um bom psicólogo, um nutricionista e terapias, além de medicamentos, faz parte das indicações de tratamentos para a anorexia nervosa. A participação e apoio da família é fundamental para um bom resultado.

Distúrbios alimentares - anorexia nervosaPessoas com anorexia nervosa possuem uma visão distorcida da sua imagem e pensam ter mais peso do que a realidade

Bulimia Nervosa

Pessoas diagnosticadas com bulimia nervosa comem em grande quantidade. Vômitos forçados, uso de laxantes e diuréticos, jejum e exercícios físicos excessivos, está na rotina de quem é portador desse transtorno alimentar. Esses comportamentos podem ocorrer em qualquer lugar e em várias vezes na semana e ao dia.

O que diferencia a bulimia da anorexia nervosa é que uma boa parte dos pacientes conseguem preservar o peso que é considerado saudável pelo Índice de Massa Corporal (IMC).

Sentimentos de vergonha e desprazer está no comportamento do bulímico, por isso a execução das práticos costumam ocorrer em segredo.

Sintomas

   Crônica inflamada e dor de garganta;

   Problemas nas glândulas salivares, como inchaço na região do pescoço e da mandíbula;

   Erosão do esmalte dentário devido ao ácido do estômago, em decorrência dos vômitos;

   Descomodidade intestinal e irritação devido ao abuso de laxante;

   Desidratação grave da purga de fluidos;

   Desequilíbrio de eletrólitos (níveis muito altos ou muito baixos de sódio, cálcio, potássio, entre outros);

   Sangramento retal, quando utilizado laxantes

Tratamento

A participação da família também é indispensável. O paciente precisa sentir que não está sozinho e que sua família não sente vergonha da situação e quer ajudá-lo a sair dessa vitorioso. Os especialistas indicados são clínicos, psicólogos, psiquiatras e nutricionistas, além de terapias individuais de grupo ou com a família. A terapia cognitivo comportamental costuma ser muito recomendada.

Transtorno de Compulsão Alimentar

A compulsão é dos distúrbios alimentares mais comuns.  Pode ser visto em pessoas que perdem o controle sobre o consumo de alimentos. Ao contrário da bulimia e anorexia nervosa, as pessoas com transtorno compulsivo, após os períodos de compulsão alimentar, não seguem comportamentos compensatórios (como exercício físico excessivo ou jejum).  

Tratamento

Para um tratamento com bons resultados também é o diagnóstico precoce. Um clínico, psicólogo e nutricionista são um dos especialistas indicados como recursos terapêuticos; e assim como os demais, a interação da familiar é primordial.

Além da anorexia nervosa, bulimia e a compulsão alimentar, existem outros distúrbios alimentares menos conhecidos. Listamos abaixo cada transtorno, seus sintomas e tratamento.

Hipergafia

A hipergafia deriva de um transtorno mental, onde o paciente sofre de problemas traumáticos que enfrentou em algum momento da vida. Entre eles estão: perda de uma pessoa querida ou até de bens materiais e acidentes.

Sintomas

   Ganho de peso rápido;

   Ansiedade;

   Sintomas depressivos;

   Em alguns casos, sentimentos de culpa;

   Inibição do convívio social.

Tratamento

A hipergafia tem cura. A assistência de profissionais como clínicos, psicólogos e nutricionista e uso de medicamentos, ajudam no tratamento desse transtorno, além da intervenção familiar.

Ortorexia Nervosa

Está relacionada com a obsessão por alimentos saudáveis e nutritivos de forma exagerada. Ou seja, a pessoa diagnosticada com ortorexia excluiu uma grande quantidade de alimentos com químicas, agrotóxico ou aditivos.

A parte preocupante nisso é que o paciente fica preso nesse cenário. Na maioria dos casos a insatisfação com o corpo o leva a compulsão pelos alimentos saudáveis.

Por não ser muito conhecida, pessoas podem ser portadoras da ortorexia sem saber. Se você tem alguns dos sintomas abaixo, consulte um especialista.

Sintomas

   Não ingerem alimentos com sal, açúcar e gordura – o que pode provocar a exclusão de alimentos que são ricos em gorduras boas para o organismo;

   Quando ‘caem na tentação’ e comem algo fora do planejado, costumam ter o sentimento de culpa – e em alguns casos, levando-os à depressão;

   Preferem não solicitar ajuda de especialistas da nutrição;

   Perda de peso excessivo;

   Dieta restritiva;

   Dificilmente irá comer algo que não foi preparado em casa;

   Anemia;

   Isolamento social.Resposta:

Explicação:

Perguntas similares