Respostas
Resposta:
O cuidado com o paciente internado deve ser avaliado de forma integral, envolvendo as diversas áreas da saúde. Deve ser prezado também o bem-estar geral de um paciente em cuidados intensivos. Uma sensação de conforto adequada seria fundamental para melhorar a sobrevida deles, porém, é de extrema dificuldade promover a qualidade de vida em um ambiente onde a preocupação mais eminente é a luta contra a morte.
O paciente de UTI encontra-se em meio a uma situação que abrange dificuldades familiares e psicossociais que podem agravar o quadro clínico e, assim, cuidados de caráter multidisciplinar devem ser abrangidos.
A Odontologia Hospitalar é uma especialidade relativamente nova e que vai muito além da cirurgia bucomaxilofacial. São preconizados ao paciente em tratamento intensivo cuidados orais a fim de prevenir novas infecções em um ambiente tão crítico. Uma adequada avaliação odontológica pode determinar a necessidade e o tempo apropriados para intervir em situações de riscos futuros de contaminação e a adequação bucal pode transformar o desfecho clínico, reduzindo fatores que possam influenciar negativamente o tratamento sistêmico.