Respostas
Resposta:
O Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira, surgida em meados do século XVIII, a partir da miscigenação musical das culturas portuguesa, indígena e africana. É formada por uma orquestra de percussão que acompanha um cortejo real. Os participantes representam personagens históricos como Reis, Rainhas, Embaixadores.
É um tipo de dança de cortejo associada aos reis congos. Tradicionalmente, os maracatus, surgiram e se desenvolveram ligados às irmandades negras do Rosário.
Existem dois tipos de Maracatu: O Baque Virado e o Maracatu Rural. O Baque virado surgiu aproximadamente no século XVIII, onde participavam entre 30 e 50 figuras dentre elas a porta-estandarte. Em seguida vinham as damas do paço, que carregavam os bonecos de ordem religiosa, chamadas Calungas. Depois das damas do paço, segue a corte composta por: Rei e Rainha, o vassalo (o escravo que carrega o guarda-sol dos reis), figuras da corte, damas da corte, yabás (baianas ou escravas) e, por fim, os batuqueiros. Os instrumentos de percussão desse grupo são alfaias (Os tambores grandes), ganzás ( as caixas e taróis), e gonguê. Este maracatu tradicional Baque virado é assim chamado porque esta palavra é sinônimo de um dos toques característicos do Cortejo, começa com o ritmo compassado e depois segue cada vez mais rápido. A zoada do Baque anuncia de longe a chegada do Maracatu.Já o Marcatu Rural ou de Baque Solto, é uma mistura de várias manifestações, mas representada por uma figura conhecida como Caboclos de lança.