De acordo com a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, responda. 1. Como Brás Cubas se relaciona com os demais personagens? 2. Como é a relação de Brás Cubas com as mulheres? 3. Como é a relação da personagem principal com Prudêncio? 4. Como Brás Cubas reage com a personagem que o salvou de ser puxado por um animal? Por que ele muda as intenções iniciais com essa pessoa? 5. Como era o pai de Brás Cubas? 6. Como era a mãe de Brás Cubas? 7. Como era a relação de Brás Cubas com o trabalho? 8. Qual era a formação da personagem principal? Onde ele estudou? 9. O autor era um defunto autor ou um autor defunto? Qual é a diferença entre ser uma coisa e ser outra? (gramatical). 10. Como o realismo vê o determinismo? O que foi o Realismo? Por que a obra de Machado de Assis é tão atual?
Respostas
1- Na história, Brás-Cubas se relaciona com os personagens, como narrado-protagonista.
Ou seja, ao mesmo tempo que ele narra a história ele participa dela.
2- A relação de Brás Cubas com as mulheres, pode ser entendida como a de um galanteador, que sempre estava envolvido com uma mulher.
3- Brás Cubas, tinha uma relação de superioridade com Prudêncio, pelo mesmo ser negro e ser seu escravo.
4- Brás Cubas quis pagar o homem que havia o salvado, como uma recompensa.
5- O pai de Brás era um homem rico, que trabalhava como negociante.
6- A mãe de Brás parece ser uma mulher doce, porém no livro aparece como uma mulher enferma.
7- Brás foi um homem que trabalhou dentro da política, desde muito novo, desde os 19 anos.
8- Brás era formado no curso de Direito.
9- O autor ficou reconhecido como defunto-autor. O defunto-autor, relata suas memórias após a morte. Enquanto o autor-defunto, é aquele que morre e deixa uma biografia.
10- O realismo acredita que o mundo pode ser cientificamente explicado, inclusive os fatos que ocorrem no dia a dia. Por isso, critica o determinismo por acreditar que a influência humana afetaria o rumo do mundo.
O realismo foi um movimento histórico-literário que introduziu uma observação dos fatos que ocorriam no mundo através da razão.
Consideramos Machado um autor atual, pois ele fala da vida humana, algo que não sai de moda.