Como essas águas de fontes termais têm temperaturas altas e podem ser usadas para tratamentos de saúde?
Respostas
Resposta:
Você já sabe que existem duas formas de aquecimento, uma é pela geotermia e outra, pela vulcanização. No caso da geotermia, que é responsável por todas as fontes de águas termais no Brasil, a água da chuva penetra o solo em grandes profundidades e vai recebendo calor das rochas.
Quanto mais fundo ela vai, maior é sua temperatura e pressão. Quando atinge um ponto em que a pressão não permite que ela desça mais, essa água sobe e encontra brechas no solo, formando as fontes termais.
Apesar de parecer rápido, esse processo leva anos para acontecer. É justamente por permanecerem tanto tempo em contato com as rochas subterrâneas que essas águas ficam tão ricas em sais minerais.
No caso da vulcanização, é a presença de um vulcão ativo que torna as águas quentes. Geralmente, essas águas possuem uma concentração de ferro ainda maior do que a anterior.
A presença dos sais minerais faz com que as águas termais tenham efeito terapêutico, relaxando os músculos e aliviando dores musculares e até mesmo crônicas.
As águas termais ajudam a tratar alergias e outras doenças cutâneas, hidratam a pele e devolvem sais minerais fundamentais que perdemos durante a transpiração.
Elas também auxiliam no tratamento de problemas nas articulações, como artrite e nevralgias. Isso sem contar que atuam na diminuição da pressão arterial e estimulam a renovação de células da pele, o que favorece o rejuvenescimento.
Abraços!
Explicação: