A partir do que viu e leu sobre o tema da liberação feminina e na poesia de Caetano Veloso escreva
um texto organizando tudo o que você sabe sobre o processo longo de empoderamento feminino,
a luta contra o assédio sexual e a batalha por igualdade de direitos. Você está ligado nesses temas,
não está?
Respostas
Resposta:
Explicação:
Ao decorrer da história da humanidade, o papel feminino nem sempre foi o mesmo. Mas, na maioria do tempo fomos vistas com uma única função: dar a luz. Alguns filósofos afirmavam que para o homem ter tempo de tomar as decisões políticas e sociais, as mulheres deveriam cuidar do lar e os escravos fazerem o trabalho. Em contrapartida, Platão por exemplo falava que as mulheres e os homens podiam desempenhar as mesmas funções.
Como a função da mulher era ter filhos e cuidar deles, não tínhamos direito a praticamente nada, nem sobre nossos corpos.
Com o surgimento do feminismo (movimento político, filosófico e intelectual) no século XIX, as perspectivas dominantes em diversas áreas da sociedade ocidental começaram a mudar: desde a cultura até o direito.
As atividades feministas fizeram campanhas pelos direitos iguais das mulheres (direitos de contrato, propriedade e ao voto), pelo direito direito a autonomia e a integridade de seu corpo, pelos direitos ao aborto e direitos reprodutivos (incluindo acesso a contracepção e a cuidados pré-natais de qualidade), pela proteção de mulheres e garotas contra a violência doméstica, o assédio sexual e o estupro, pelos direitos trabalhistas, incluindo a licença maternidade e salários iguais, e todas as outras formas de discriminação.
Apesar da grande evolução que conseguimos, ainda temos muito caminho pela frente. Não se revoluciona uma sociedade do dia pra noite. Ainda mais uma sociedade desenvolvida em uma base machista e patriarcal, que perpetua até os dias de hoje nos mínimos detalhes.
Em algumas culturas, as mulheres tem suas vaginas costuradas e seus clitóris arrancados, com a justificativa de que não podem obter prazer e que devem guardar sua virgindade para o marido.
No Brasil, a maior parte da população é feminina (52,3%), as mulheres possuem mais anos de escolaridade(60%) e são a maioria também nas conclusões de graduação (59,5%) E AINDA ASSIM, GANHAM MENOS DO QUE OS HOMENS. De acordo com o último senso do IBGE, as mulheres possuem uma renda 30% menor do que a de homens. Não é apenas um movimento. Não é brincadeira. É sobre nossas vidas. Estamos lutando para conseguir o mínimo, que é igualdade.