• Matéria: Português
  • Autor: kauanruas0
  • Perguntado 6 anos atrás

Na abertura do famoso romance de Machado de Assis, o narrador faz a seguinte afirmação: “Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto que o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; o segundo é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo.” . Dentro desse contexto, já dá para se ver o tipo de narrativa que será explorada. Assinale a alternativa correta a esse respeito. *

40 pontos

a) A narrativa decorre de forma cronologi­camente correta, de acordo com a passagem do tempo: infância, juventude, maturidade e velhice.

b) A linearidade das ações apresenta cenas de suspense, dado o comportamento inusi­tado dos personagens.

c) Não há como prever o final da narrati­va, já que seu enredo é, propositadamente, complicado.

d) A ação terá, como cenário, os diversos centros cosmopolitas do mundo (oriundo ou próprio dos grandes centros urbanos, das grandes cidades).

e) O autor usa o recurso do flashback (interrupção de sequência cronológica pela interpolação de eventos ocorridos anteriormente) devi­do a sua intenção de iniciar o romance pelo “fim”.

 

Esta pergunta é obrigatória

No início da história, Cubas se define como um defunto autor e não autor defunto. Que tipo de lei­tura pode-se fazer dessas duas expressões: “autor defunto” e “defunto autor”? *

40 pontos

a) A colocação da palavra defunto após a pa­lavra autor leva-nos a pensar que o segundo elemento está em fase final de carreira.

b) Defunto autor remete à ideia de que a pessoa irá escrever suas memórias dentro de um cemitério.

c) Ambas as expressões transmitem a mes­ma ideia, com iguais valores semânticos.

d) A expressão defunto autor aparece no sentido literal, indicando uma nova forma de narração autobiográfica, em que o narrador contará a história após a morte.

e) Ambas as construções não têm expressão na obra biográfica de Machado de Assis.

Brás Cubas classifica sua narrativa como “obra de finado”. Tal classificação se justifica caso se leve em conta que *

40 pontos

a) personagem principal termina sendo ministro; o adjetivo “finado” fica por conta da ironia do autor.

b) personagem-narrador, no presente da narrativa, já não faz parte do mundo dos vivos.

c) Dona Plácida, personagem fundamental do livro, tinha verdadeira obsessão pela morte.

d) narrativa se desenvolve através da ação de personagens, todos mortos.

e) centro da narrativa é o amor de Virgília e Brás que, ao fim, não se realiza; o adjetivo “finado” seria um tributo à morte deste amor.

 

Esta pergunta é obrigatória

Sobre a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas é INCORRETO afirmar que: *

40 pontos

a)Em suas memórias póstumas, Brás Cubas critica a elite burguesa de seu tempo, desmascarando-a e ridicularizando-a. Ele mesmo foi parte dela, por isso fala com propriedade de todas as futilidades de seu estilo de vida.

b)A vida de Brás Cubas foi inútil. Ele mesmo reconhece que nunca sequer precisou trabalhar para comprar o próprio pão com seu suor, sua vida foi repleta de derrotas, decepções e tragédias.

c)Na condição de morto, Brás pode falar o que quiser e mostrar todos os seus pensamentos. Entretanto, mesmo usando de muita ironia, ele não critica muito a sociedade de seu tempo.

d)A obra dialoga com o leitor. Durante o filme Memórias póstumas de Brás Cubas, é perceptível que o defunto autor se dirige ao telespectador em vários momentos​

Respostas

respondido por: leehpfeifer
6

1- e) O autor usa o recurso do flashback (interrupção de sequência cronológica pela interpolação de eventos ocorridos anteriormente) devi­do a sua intenção de iniciar o romance pelo “fim”.

2-d) A expressão defunto autor aparece no sentido literal, indicando uma nova forma de narração autobiográfica, em que o narrador contará a história após a morte

3-Nao sei, Sorry.

4-Não sei tmb

Perguntas similares