Respostas
Opa, tudo bom?
Acredito que você esteja pedindo a definição né? Então vamos lá!
Atmosfera: A atmosfera é uma camada de ar formada por uma mistura de gases que envolve a superfície terrestre, de forma a ser mantida ao redor do planeta em função da força da gravidade.
Litosfera: A litosfera é a camada sólida mais externa de um planeta rochoso e é constituída por rochas e solo. No caso da Terra, é formada pela crosta terrestre e por parte do manto superior.
Hidrosfera: A hidrosfera é a camada de água da superfície terrestre que inclui desde rios, lagos e oceanos até lençóis de água subterrânea, geleiras e o vapor de água da atmosfera.
Espero ter ajudado!
Resposta: Nesse sistema, existem o que chamamos de camadas, onde a primeira que vamos citar aqui é a biosfera. O nome significa literalmente “esfera da vida”, ou seja, é todo o lugar em nosso plante que simplesmente existe vida. É onde acontecem as interações entre os seres vivos como um todo, e este com os elementos naturais que fazem parte dos seus respectivos habitats.
Esse é um dos motivos, inclusive, pelos quais os ambientes da Terra são tão diferenciados entre si, possuindo aspectos particulares de elementos como luminosidade, relevo, clima, vegetação, entre tantos outros. A biosfera, por sua vez, consiste basicamente no agrupamento de todos os elementos que dão possibilidade de vida no planeta.
A mesma biosfera é constituída por três elementos naturais que são de suma importância para a manutenção da vida na Terra. São eles: a litosfera, a hidrosfera e a atmosfera. A seguir, falaremos detalhadamente cada uma dessas camadas.
Características da Litosfera
Essa parte da Terra nada mais é do que a estrutura física e sólida propriamente dita do nosso planeta. Estrutura essa que inclui, por exemplo, rochas, formas de relevo e dinâmicas relacionadas à formação desse mesmo relevo, como é o caso do movimento das placas tectônicas, do vulcanismo e dos terremotos.