• Matéria: Filosofia
  • Autor: juliane4463
  • Perguntado 6 anos atrás

Em "O Existencialismo é um humanismo", Jean-Paul Sartre coloca que o ser humano não é passível de uma definição, e que, dentro desta perspectiva, nada lhe pode ser, a priori, proibido. Sobre a perspectiva sartreana da liberdade, é correto dizer: *

1 ponto

a) O homem age sempre no desespero existencial, portanto, nada do que faz é responsabilidade sua.

b) O existencialismo, ateu por natureza, é uma teoria aética, uma vez que segundo ela, não é possível proibir nada.

c) A responsabilidade do homem está restrita à sua responsabilidade individual, não podendo influenciar efetivamente sobre o mal-estar da sociedade.

d) A liberdade e a responsabilidade estão intrinsecamente unidas, uma vez que nada do que o homem faz pode ser responsabilidade do destino ou de algum ser superior.

Respostas

respondido por: aluna2ano
98

Resposta:

d) A liberdade e a responsabilidade estão intrinsecamente unidas, uma vez que nada do que o homem faz pode ser responsabilidade do destino ou de algum ser superior.

Explicação: Fiz no Classroom

respondido por: larissamagrani
4

"O homem é condenado a ser livre". Esta frase de Jean Paul Sartre que sintetiza o movimento filosófico é símbolo do existencialismo (D).

Para esse movimento filosófico, o homem está projetado ao mundo e, nele, ele é livre e responsável pelas suas escolhas. Logo, a existência precede a essência.

Para Sartre, o homem, ao se deparar com a liberdade, fica angustiado, pois cabe a ele decidir suas escolhas através das possibilidades de ser no mundo.

Essa corrente ficou famosa no pós-Segunda Guerra Mundial, uma vez que esse cenário trouxe ao ser humano a percepção de que a sua vida depende dele próprio e que tudo no mundo existe porque existe o homem.

Link: brainly.com.br/tarefa/41089859

Anexos:
Perguntas similares