• Matéria: História
  • Autor: hjssjajaksj
  • Perguntado 6 anos atrás

A EXPANSÃO MARÍTIMO-COMERCIAL EUROPEIA (sécs. XV-XVI).
A expansão marítimo-comercial européia dos séculos XV e XVI foi um dos maiores acontecimentos da época moderna. Constituiu um dos aspectos básicos da transição do feudalismo para o capitalismo nascente. Como resultado dessa expansão, continentes inteiros foram conquistados e explorados pelos europeus. No século XV, as rotas comerciais do Oriente estavam sob controle dos mercadores árabes (muçulmanos) e italianos (venezianos e genoveses), comercializando as especiarias orientais (cravo, canela, pimenta, noz-moscada, gengibre) e artigos de luxo (porcelanas, tecidos de seda, marfim, perfumes, jóias), que vinham da Ásia e da África. Esse lucrativo comércio era praticamente monopolizado pelos ricos comerciantes de Gênova e de Veneza, que recebiam os produtos do Oriente sobretudo através do porto de Constantinopla. Depois, navegando pelo mar Mediterrâneo, eles revendiam as mercadorias na Europa, cobrando preços altíssimos.
Assim, para romper esse monopólio seria necessário encontrar outros caminhos entre a Europa e o Oriente, ainda mais porque o mar Mediterrâneo estava sob o controle dos turcos otomanos, que haviam conquistado a cidade de Constantinopla (1453). O apoio dos Estados nacionais modernos e a aliança entre o rei e a burguesia foram os principais responsáveis pelas grandes navegações européias a partir do século XV. O pioneirismo de Portugal pode ser explicado pelo fato de ter uma monarquia centralizada e uma burguesia mercantil forte e interessada em investir na expansão, além de ter experiência em navegação oceânica e grandes conhecimentos de técnicas náuticas (a Escola de Sagres). Com relação às navegações espanholas, os reis católicos investiram no projeto marítimo do navegador genovês Cristóvão Colombo para chegar a Ásia (Índias). No entanto, o seu projeto o levou à América, na região das Antilhas (1492). A corrida expansionista entre Portugal e Espanha resultou num sério conflito diplomático, que foi solucionado pela assinatura do Tratado de Tordesilhas, em 1494, com a mediação do papa Alexandre VI. Pelo Tratado de Tordesilhas, o mundo foi repartido entre Portugal e Espanha. Entretanto, outros países, como França e Inglaterra, não concordaram com essa divisão. E perguntavam: onde está o testamento de Adão, dividindo o mundo entre Portugal e Espanha? Assim, ingleses, franceses e holandeses lançaram-se à grande expansão marítima, ocupando regiões na América e na Ásia. Consequências da expansão marítima: aumento das disputas entre as potências expansionistas; o deslocamento do eixo econômico do mar Mediterrâneo para o oceano Atlântico; a expansão do comércio e a acumulação de capitais nas mãos da burguesia européia; a cristianização do mundo pela ação catequizadora de missionários católicos e protestantes; a montagem de sistemas coloniais nas áreas conquistadas; a desarticulação cultural dos povos conquistados e dos seus modos de produção; o extermínio e escravização de muitos povos conquistados; a pilhagem e saques das riquezas das nações conquistadas.

EXERCÍCIOS
1-Que potências européias envolveram-se nas grandes navegações a partir do século XV?

2-Cite as principais especiarias comercializadas entre os comerciantes europeus e os fornecedores orientais?

3-Como foi solucionado o impasse diplomático entre Portugal e Espanha no contexto das grandes navegações do século XV?

4-Cite duas conseqüências do expansionismo marítimo europeu a partir do século XV.

5-Além do apoio do Estado nacional, que outros agentes foram de grande importância para os grandes empreendimentos marítimos nos séculos XV e XVI?

6-Que cidades italianas monopolizavam o comércio das especiarias orientais na Europa?

Respostas

respondido por: mspiccoli5
2

Resposta:

1-) Portugal e Espanha

2-) Pimenta, noz, cravo, canela

3-) Foram resolvidos através de Tratados como: Tratado de Toledo, Bula inter coetera, Tratado de Tordesilhas

4-) Novas especiarias e descobrimento de novas terras

5-) Comerciantes tiveram uma grande importância pois era uma nova chance de realizar novos negócios

6-) Veneza e Genova

Explicação:

Perguntas similares