Respostas
Resposta:O que já aconteceu em 2017 no Brasil?
Esportes. São Paulo conquista a fase de play-off da Florida Cup de 2017 vencendo o Corinthians nos pênaltis. Cruzeiro vence a Copa do Brasil ao derrotar o Flamengo na disputa por pênaltis. ... O Corinthians conquista o título do Campeonato Brasileiro pela sétima vez em sua história.
Eventos
1 de janeiro: Surto de febre amarela causa centenas de mortes nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte
6 de janeiro: Rebeliões em presídios do Brasil culminam na morte de cerca de 120 prisioneiros.
19 de janeiro: Acidente aéreo em Paraty, Estado do Rio de Janeiro, mata o ministro e relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, o empresário Carlos Alberto Filgueiras e outras três pessoas.
30 de janeiro: Polícia prende o proprietário do Grupo EBX, Eike Batista, por supostas propinas a autoridades do Rio de Janeiro, inclusive o ex-governador Sérgio Cabral Filho.
2 de fevereiro: O ministro do STF Edson Fachin é sorteado novo relator da Operação Lava Jato, após a morte de Teori Zavascki.
3 de fevereiro: Espírito Santo passa pela maior crise de segurança do estado.
8 de fevereiro: TRE-RJ determina cassação dos mandatos do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão e do vice Francisco Dornelles.
1 de março: Após 33 anos de jejum, a escola de samba Portela conquista o título do carnaval do Rio de Janeiro.
17 de março: É deflagrada a Operação Carne Fraca, que investiga algumas das maiores empresas de processamento de carne do país.
11 de abril: O ministro do STF, Edson Fachin retira os sigilos das delações da Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato.
28 de abril - É realizada uma greve geral nacional contra cortes em benefícios de seguridade social e mudanças nas leis trabalhistas pelo governo Michel Temer.
4 de maio - É lançado o satélite geoestacionário brasileiro SGDC-1,na base de Kourou na Guiana Francesa.O Lançamento foi realizado pela empresa Arianespace,sendo lançado pelofoguete Ariane 5.
19 de maio - O STF divulga o acordo de delação premiada da JBS, revelando que a empresa pagou 500 milhões de reais em propina a políticos, incluindo o presidente Michel Temer, seus antecessores Dilma e Lula e os ex-candidatos a presidente Aécio Neves e José Serra.
24 de maio - Manifestantes incendeiam a sede do Ministério da Agricultura em Brasília em meio a pedidos pelo impeachment ou renúncia do presidente Michel Temer por suspeitas de corrupção.
1 de junho - Foi registrado o primeiro aumento no PIB após oito quedas trimestrais consecutivas. O país se recuperava da crise econômica de 2014.
9 de junho - O TSE absolve a chapa Dilma-Temer por supostas ilegalidades na campanha eleitoral
.12 de julho O juiz Sérgio Moro condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Foi o primeiro presidente do Brasil a ser condenado criminalmente desde a promulgação da Constituição de 1988.
2 de agosto - A Câmara dos Deputados barra denúncia de corrupção passiva contra o presidente Michel Temer.[16]
5 de setembro - Polícia Federal faz a maior apreensão de dinheiro em espécie da história do País[17][18] durante cumprimento de busca e apreensão na Operação Tesouro Perdido.[19][20][21]
5 de outubro - Damião Soares dos Santos realiza o chamado Massacre de Janaúba [22]
11 de outubro - O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o Congresso Nacional precisa dar aval para medida cautelar que comprometa exercício de mandato parlamentar.[23]
25 de outubro - A Câmara dos Deputados barra segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, acusado de obstrução da Justiça e organização criminosa.
8 de novembro - Comissão aprova projeto que restringe aborto até em caso de estupro.[24]
21 de dezembro - As relações entre Brasil e Guiana são intensificadas após um novo acordo de cooperação entre os países.[25]
Esportes
Ver também: Temporada de 2017 no futebol brasileiro
São Paulo conquista a fase de play-off da Florida Cup de 2017 vencendo o Corinthians nos pênaltis.
Cruzeiro vence a Copa do Brasil ao derrotar o Flamengo na disputa por pênaltis. É a quinta conquista do clube celeste na competição.[26]
O Corinthians conquista o título do Campeonato Brasileiro pela sétima vez em sua história.[27]
O América Mineiro vence o CRB por 1-0 na última rodada e conquista a Série B do Campeonato Brasileiro. Rebaixado no ano anterior, o Internacional consegue o retorno à primeira divisão após empate sem gols com o Oeste.
O Grêmio conquista pela terceira vez a Copa Libertadores da América ao vencer por duas vezes o Club Atlético Lanús na final, 1-0 em Porto Alegre e 2-1 na Argentina.[28] Na disputa da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, o tricolor gaúcho ficou com o vice-campeonato ao perder a final para o Real Madrid por 1-0.