Corrupção política, como tudo mais, é fenômeno histórico. Como tal, ela é antiga e mutante. Os republicanos da propaganda acusavam o sistema imperial de corrupto e despótico. Os revolucionários de 1930 acusavam a Primeira República e seus políticos de carcomidos. Getúlio Vargas foi derrubado em 1954 sob a acusação de ter criado um mar de lama no Catete. O golpe de 1964 foi dado em nome da luta contra a subversão e a corrupção. (CARVALHO, José Murilo de. Passado, presente e futuro da corrupção brasileira. In: AVRITZER, Leonardo et al. Corrupção: ensaios e críticas. Belo Horizonte: UFMG, 2008, p. 237).
Sobre a política no período da ditadura militar (1964-1985), é correto dizer:
I – a corrupção alimentou o comportamento desviante do regime militar, degradou a lei em arbítrio e esvaziou o corpo político de seu significado público.
II – ao se materializar sob a forma de política de Estado durante a ditadura, a tortura não se tornou-se inseparável dos mecanismos de corrupção.
III – o combate ao comunismo e o discurso moralizante dos militares foi um eficiente mecanismo para reduzir a corrupção no país naqueles anos.
IV- Nota-se que nos dias atuais ainda existem muitos simpatizantes da ditadura, uma vez que no período praticamente não houve corrupção na esfera política.
Sobre as proposições acima, pode-se afirmar que a alternativa que apresenta os itens corretos é:
a) I e II b) I e III c) III e IV d) I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
A
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás