• Matéria: História
  • Autor: deniseandroid8
  • Perguntado 6 anos atrás

Principais informações sobre a primeira guerra mundial​


deniseandroid8: https://youtu.be/6P89N-WrnLk
deniseandroid8: vídeo explicando
deniseandroid8: não consigo tirar as informações

Respostas

respondido por: leonardofolettto123
2

Resposta:

Foi uma guerra global centrada na Europa, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. O conflito envolveu as grandes potências de todo o mundo, que se organizaram em duas alianças opostas: os aliados (com base na Tríplice Entente entre Reino Unido, França e Rússia) e os Impérios Centrais, a Alemanha e a Áustria-Hungria.

Vários foram os fatores de eclosão da Primeira Guerra Mundial. Desde a década de 1870, um sentimento de nacionalismo estava se acirrando entre as principais potências europeias. A derrota da França para a Prússia, na Guerra Franco-Prussiana de 1870-1871, estimulou o revanchismo francês. Mas havia ainda outros conflitos decorrentes do nacionalismo. Na região dos Balcãs, por exemplo, vários grupos de distintas nacionalidades estavam sob o poder político de Impérios, como o Austro-Húngaro e o Turco-Otomano, criando hostilidades e projetando-se uniões nacionais, como a dos eslavos em torno da Sérvia.

Politicamente houve uma série de alianças entre os países europeus nesse quadro de ameaças. Formaram-se a Tríplice Entente, entre Inglaterra, França e Rússia; e a Tríplice Aliança, composta pela Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália, aproximando-se posteriormente do Império Turco-Otomano.

Esses acordos militares incluíam cláusulas secretas de cooperação militar caso uma nação fosse atacada por outra nação adversária. Por fim, toda essa hostilidade deu a garantia para todas as potências e chefes de Estado na Europa de que a guerra era apenas questão de tempo. Por essa razão, as nações europeias iniciaram uma corrida armamentista com o objetivo de se fortalecer para o conflito que ocorreria. O que faltava para que a guerra tivesse início era um estopim, que aconteceu em 28 de junho de 1914, durante a visita do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, a Sarajevo, capital da Bósnia. A visita do arquiduque foi entendida como uma provocação e colocou em movimento os grupos nacionalistas que existiam na Sérvia e Bósnia.

O resultado da visita do arquiduque foi que Gavrilo Princip, membro de um movimento nacionalista bósnio, armado de um revólver, meteu-se à frente do carro que levava Francisco Ferdinando e sua esposa, Sofia. Ele abriu fogo, assassinando ambos. A consequência direta do ato foi uma crise política gravíssima que ficou conhecida como Crise de Julho.

Como não houve saída diplomática para a Crise de Julho, a consequência final foram declarações de guerra acontecendo em cadeia. Em 29 de julho, a Áustria declarou guerra à Sérvia; no dia 30, russos (em defesa da Sérvia), alemães e austríacos mobilizaram seus exércitos. Em 1º de agosto, a Alemanha declarou guerra à Rússia e, no dia 3, à França. No dia 4, o Reino Unido declarou guerra à Alemanha. Era o começo da Primeira Guerra Mundial.

No começo do conflito, as forças se equilibravam, em número de soldados, diferentes eram os equipamentos e os recursos.

A Tríplice Entente não tinha canhão de longo alcance, mas dominava os mares, graças ao poderio inglês.

Os tanques de guerra, os encouraçados, os submarinos, os obuses de grosso calibrem e a aviação, entre outras inovações tecnológicas da época, constituíram artefatos bélicos de grande poder de destruição.

Explicação:

Perguntas similares