Respostas
Resposta:
Hipertensão, estafa mental, estafa física, queda de cabelos e quebra de unhas, dores na cabeça, irritabilidade e distúrbios gastrointestinais.
Explicação:
Hipertensão
Você sabia que hipertensos podem ter elevação da pressão arterial causada por causa do estresse? Esse aumento da pressão sanguínea nos vasos é uma consequência da produção de hormônios de estresse pelo nosso organismo, em momentos de tensão, que aumentam a contração das nossas artérias, consequentemente elevando essa medida cardiovascular.
Quando a hipertensão causada por tensão emocional não é tratada, ela pode desenvolver problemas ainda mais graves, como diversas condições cardíacas que podem levar até a morte.
Estafa mental
Está se sentindo cansado, com dificuldade de raciocinar, esquecendo de suas tarefas frequentemente e até mais sensível do que usualmente é? Esses podem ser sintomas da estafa mental, mais uma das consequências da tensão emocional persistente.
A estafa mental, também chamada por muitos especialistas de Síndrome de Burnout, é uma consequência do nosso emocional para as rotinas estressantes e tensas, nos deixando mais sensíveis e com nenhuma energia para poder realizar nossas atividades.
Estafa física
A estafa física também é uma consequência comum da tensão emocional. Se você vem sentindo dores por todo o corpo, apatia e baixa resistência imunológica, esses sintomas podem ter uma origem emocional, e são facilmente tratados quando a causa da tensão é removida da sua rotina.
Queda de cabelo e quebra de unhas
A tensão emocional também pode ser observada na forma de queda de cabelo e quebra das unhas. Os hormônios de estresse produzidos nessa situação também tem esse poder de influenciar na formação de fios de cabelo, como também no crescimento das unhas, fazendo com que ambos sejam prejudicados em momentos de estresse.
Dores de cabeça
Da mesma maneira que seu corpo reage com aumento da pressão arterial, por causa das compressões dos vasos sanguíneos, essa mesma compressão pode ser responsável por causar dores de cabeça em quem está sofrendo com tensão emocional.
Muitas vezes essas dores são tão marcantes no problema emocional que nem mesmo a medicação consegue solucioná-la. Somente a retirada da tensão da rotina pode cessar esse sintoma.
Irritabilidade
A irritabilidade também é um sintoma comumente apresentado em pessoas que estão sofrendo com tensão emocional. Esse é, inconscientemente, um mecanismo de defesa de nosso organismo, que aumenta a nossa agressividade para nos proteger de situações de perigo – e a tensão emocional é vista dessa maneira.
Distúrbios gastrointestinais
Seu intestino está preso demais ou solto demais ultimamente? Isso também pode ser um sinal de tensão emocional. Como o nosso corpo reage às situações de tensão produzindo hormônios de estresse, um dos campos de ação desses hormônios é, exatamente no trato gastrointestinal. A maneira que cada pessoa reage a ação desses hormônios, entretanto, é que varia de acordo com sua individualidade.