01. A poliarilamida ou poliaramida (Kevlar) é uma fibra sintética (tecido sintético), ou seja, material sintético que apresenta uma resistência em torno de cinco a sete vezes maior que a do aço. Além de ser muito resistente, ele também é muito leve e maleável, o que favorece a sua aplicação em peças de uso pessoal, como um colete à prova de balas. O monômero do Kevlar está representado na Figura 1, pode interagir com a água por meio de: *1 ponto Figura 1 - Monômero do Kevlar a) dipolo-dipolo. b) dipolo permanente. c) interação de Van der Waals. d) ligações de hidrogênio. 02. As fraldas descartáveis que contêm poliacrilato de sódio (composto I) são mais
Respostas
1- d) ligações de hidrogênio.
Explicação: A alternativa correta “d”, pois a poliarilamida ou poliaramida, monômero do Kevlar, é um composto polar, pois há a presença de átomos de oxigênio e nitrogênio. Sendo assim, ao entrar em contato com a H2O, pode interagir por meio de ligações de hidrogênio. Lembrando que as ligações de Hidrogênio são estabelecidas quando o H, que apresenta uma baixa eletronegativa, liga-se a elementos muito eletronegativos como FON.
2- b) interações íon-dipolo mais fortes entre o poliacrilato e as moléculas de água, em relação às ligações de hidrogênio entre a celulose e as moléculas de água.
Explicação: A alternativa correta é a “b”, uma vez que, a molécula do polímero poliacrilato de sódio, apresenta uma ligação iônica em sua estrutura, assim como, átomo de oxigênio. Sendo assim, formará uma interação do tipo íon-dipolo com a água, a qual é uma interação mais forte em relação às ligações de hidrogênio presentes na interação entre as hidroxilas presentes na fibra de celulose e moléculas da água.
1- A resposta é:
d) ligações de hidrogênio.
A imagem utilizada para responder essa questão está anexada logo abaixo.
O Kevlar, é a poliarilamida ou ainda poliaramida, ou seja, trata-se de uma fibra sintética que pode ter diversos usos em variados produtos.
A molécula do Kevlar é um composto polar, uma vez que há átomos de oxigênio e nitrogênio que, ao entrar em contato com a H2O pode interagir pelas ligações de hidrogênio.
2- A resposta é:
b) interações íon-dipolo mais fortes entre o poliacrilato e as moléculas de água, em relação às ligações de hidrogênio entre a celulose e as moléculas de água.
O enunciado completo da questão é o seguinte:
As fraldas descartáveis que contêm o polímero poliacrilato de sódio (1) são mais eficientes na retenção de água que as fraldas de pano convencionais, constituídas de fibras de celulose (2). A maior eficiência dessas fraldas descartáveis, em relação às de pano, deve-se às :
Observe que a molécula do poliacrilato de sódio, tem apenas uma ligação iônica em sua estrutura, por isso ela terá uma interação do tipo íon-dipolo com a água.
Isso porque a interação com a água é uma interação mais forte em relação às demais ligações de hidrogênio na interação com as hidroxilas da fibra de celulose e moléculas da água.