PERGUNTAS: 1)Qual a importância dos movimentos sociais indígenas na América Latina ? 2)Compare a porcentagem de população indígena do México do Brasil.
Respostas
Resposta:
1) análise das mobilizações a partir da categoria "novos movimentos sociais", construída na Europa, continua sendo dominante na abordagem dos movimentos latino-americanos.
Este artigo lembra, na sua primeira parte, as especificidades dos movimentos "de base" nascidos durante os anos 1970 na América Latina.
Explicação: o resto não sei o 1 já está bem resumido espero ter ajudado
A importância dos movimentos Sociais Indígenas na América Latina são devido as:
- Ações e estratégias que reivindicam direitos
- Ações que buscam o reconhecimento negados pelo Estado e pela civilização
O que são os movimentos sociais indígenas na América Latina?
São movimentos sociopolíticos organizados pelos povos indígenas da América Latina, cuja a maior reivindicação é relativo à posse da terra. Pois reivindicam as terras que são de seus direitos, e buscam na Lei a conservação e delimitação de áreas indígenas, que devem ser reconhecidas pelo Estado e por toda a civilização.
Qual a porcentagem da População Indígena do México e do Brasil?
- México - 15 milhões de pessoas, o que representa 12% da população total nacional, formando 62 povos.
- Brasil - 817.963 mil indígenas com 305 diferentes etnias.
No México, a População Indígena, sofre com a pobreza, problemas referentes a alimentação, moradia e educação. Enquanto que a população indígena do Brasil, 17,5% da População Indígena não fala a língua portuguesa, e vem enfrentando modificações para sua sobrevivência.
Portanto, os Povos Indígenas na América Latina, são importantes no resgate da história do nosso país. Os costumes, saberes e línguas tradicionais são importantes na construção da sociedade e no resgate da história dos primeiros habitantes do território brasileiro.
Para mais informações sobre os Povos Indígenas na América acesse: https://brainly.com.br/tarefa/14615241
#SPJ2