A (o)_____________ circula por fora dos capilares sanguíneos e banha todas as células do tecido do corpo, fornecendo nutrientes e recolhendo produtos da atividade celular. Esse líquido é drenado pelos ____________ e posteriormente por um vaso sanguíneo.(0,5)Marque a alternativa que completa, respectivamente, os espaços no trecho acima: a) vaso linfático e linfonodos. b) linfonodo e vasos linfáticos. b) linfa e linfonodos. d) linfa e vasos linfáticos. e) vaso linfático e linfonodos.
Respostas
Resposta:
Alternativa d
Explicação:
Alternativa “d”. A linfa circula por fora dos capilares sanguíneos e banha todas as células do tecido do corpo, fornecendo nutrientes e recolhendo produtos da atividade celular. Esse líquido é drenado pelos vasos linfáticos e, posteriormente, por um vaso sanguíneo.
Resposta:
1. A (o)_____________ circula por fora dos capilares sanguíneos e banha todas as células do tecido do corpo, fornecendo nutrientes e recolhendo produtos. Esse líquido é drenado pelos ____________ e posteriormente por um vaso sanguíneo.Assinale a alternativa que completa, respectivamente, os espaços no trecho acima: *
1 ponto
a) vaso linfático e linfonodos.
b) linfonodo e vasos linfáticos.
b) linfa e linfonodos.
d) linfa e vasos linfáticos <<--
2. Em alguns casos, ao ficarmos doentes, percebemos um pequeno inchaço na região do pescoço, atrás das orelhas... Isso é consequência de: *
1 ponto
a) um inchaço nos gânglios linfáticos <<--
b) um aumento generalizado dos vasos linfáticos.
c) um aumento da deposição de linfa no pescoço.
d) uma multiplicação exagerada e descontrolada de células nessa região.
Explicação:
1- A linfa circula por fora dos capilares (vasos sanguíneos bem finos) e banha todas as células do corpo, levando a elas nutrientes e recolhendo alguns produtos que são resultantes das atividades das células. A linfa passará então pelos vasos linfáticos, onde será drenada e aí poderá retornar aos vasos sanguíneos.
2- Quando estamos com alguma infecção por exemplo, a filtração de substâncias nocivas aumenta , bem como a produção de mais células de defesa para tentar defender o organismo, ou seja, não ocorre aumento dos vasos linfáticos, ou da quantidade de linfa, mas sim, aumento do volume dos gânglios linfáticos, devido a essas atividades.