A população indígena também tem seus direitos assegurados na Constituição Federal de 1988, e pode-se dizer que ela é a principal responsável por uma nova fase na relação entre Estado e comunidade indígena. Qual é a implicação desse novo tipo de relação estabelecida entre eles? a) Implicou no rompimento com valores etnocêntricos que reforçavam as diferenças entre Estado e comunidade indígena. b) Implicou na supremacia do Estado nas decisões relacionadas às comunidades indígenas. c) Implicou na piora da qualidade da relação entre Estado e indígenas, uma vez que estes passaram a ter seus direitos cerceados. d) Implicou na ausência de responsabilidade do Estado na condução da política indígena. e) Implicou na redução de recursos destinados especificamente para a política indigenista.
Respostas
Resposta:
a) Implicou no rompimento com valores etnocêntricos que reforçavam as diferenças entre Estado e comunidade indígena.
Resposta:
Letra A - Implicou no rompimento com valores etnocêntricos que reforçavam as diferenças entre Estado e comunidade indígena.
Explicação:
Por que esta resposta é a correta?
No que se refere às políticas públicas direcionadas para a população indígena, destaca-se que os direitos assegurados a essa população estão expressos em um capítulo específico da Constituição Federal, e passa a ser considerado: “são reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens”. A inclusão desses aspectos na Constituição Federal foi responsável por uma nova fase no que se refere à relação entre Estado e população indígena, uma vez que implicou no rompimento com valores etnocêntricos que reforçavam as diferenças entre eles.