Resumo sobre esse período literário principais características,momento histórico,principais autores e obras,dentre outros aspectos.Consulte outras fontes para enriquecer as informações.
Respostas
explicaçao
Todos os direitos reservados.
A literatura é uma manifestação artística e cultural do ser humano, assim como a dança, a música e o teatro. Por representar a linguagem e a comunicação, os estilos literários estão sujeito às mudanças culturais.
A literatura brasileira é formada por diversas fases e foi se transformando junto à sociedade. O pré-modernismo é um desses períodos, que carrega consigo uma gama de significados e simbolismos. Conheça as características do pré-modernismo e quais são seus autores e obras principais.
O que foi o pré-modernismo?
De acordo com estudiosos, por ter obras com características distintas, o pré-modernismo não pode ser considerado uma escola literária que sucedeu ao simbolismo. Na realidade, esse período (início do século XX até a Semana de Arte Moderna, em 1922) foi uma transição entre o simbolismo e o modernismo.
Podemos dizer que ele aglutinou características de outras correntes literárias, como o neorrealismo, neoparnasianismo e neossimbolismo.
aulas para o enem
Pré-modernismo: contexto histórico
No início do século XX, o Brasil vivia uma intensa transformação política com a consolidação do regime republicano. A esperança de um Brasil moderno — com condições sociais mais justas, de igualdade perante à lei e a participação política popular — foi frustrada. Surgiram vários conflitos sociais, de contestação e reprovação das novas políticas republicanas, como a greve dos operários em São Paulo, a Revolta da Chibata, a Guerra de Canudos e a Revolta da Vacina.
No contexto histórico do pré-modernismo, os escritores brasileiros adotaram uma postura liberal e passaram a fazer críticas aos problemas sociais enfrentados pela população. A linguagem formal advinda do arcadismo e a preocupação estética foram deixadas de lado e os temas históricos, sociais e políticos ganharam espaço.
Características do pré-modernismo
Como já vimos, esse período da literatura não pode ser considerado uma escola literária por não ter características próprias, mas sim o sincretismo de valores de estilos anteriores. São consideradas características do pré-modernismo:
investigação e denúncia dos problemas sociais (miséria, abismos sociais, conflitos);
aproximação da obra literária ao contexto sócio-político-econômico;
marginalização dos personagens principais (caipira, mulato, sertanejo);
linguagem informal em oposição à língua formal do arcadismo;
sincretismo estético de escolas literárias como o realismo e o simbolismo;
naturalismo (descrição minuciosa dos personagens e dos cenários);
regionalismo (valorização da cultura popular brasileira);
utilização de verbos na forma simples ao escrever.