Respostas
O GloboEsporte.com teve acesso ao documento de 13 páginas com as diretrizes do protocolo para a conclusão do Gauchão, entregue pelo presidente da FGF Luciano Hocsman ao Secretario de Esporte e Lazer do RS, Francisco Vargas. As exigências impostas pela federação para a retomada do futebol foram muito bem recebidas pelas autoridades estaduais.
O encontro entre FGF e estado encerrou sem martelo batido. Mas com muito otimismo para que o Gauchão seja retomado em 19 de julho. A previsão é de que a competição seja encerrada no máximo até o dia 9 de agosto. A rodada de reabertura terá os clássicos Gre-Nal, Ca-Ju e Bra-Pel.
O protocolo aponta ainda a disputa com redução no número de sedes. Os Estádios 19 de Outubro (São Luiz, em Ijuí), Colosso da Lagoa (Ypiranga, em Erechim) e Bento Freitas (Brasil, em Pelotas) não serão utilizados.
FGF apresenta protocolo para a volta do Gauchão — Foto: Reprodução
FGF apresenta protocolo para a volta do Gauchão — Foto: Reprodução
O protocolo prevê duas baterias de 50 testes para Covid-19 durante o período de treinamentos. A primeira logo na retomada dos trabalhos, a depender de definição dos clubes. A segunda, já na reta final dos treinamentos.
Em seguida, os atletas iniciam o regime de concentração para a disputa das três rodadas restantes do segundo turno. Os clubes classificados passarão por mais uma bateria de exames para Covid-19 e seguirão em período de concentração. O processo se repetirá em caso de grande final.
Gandulas, maqueiros, profissionais de imprensa e demais pessoas envolvidas no protocolo de jogo também terão de passar por testes para Covid-19. Os jogos não terão público.