Respostas
Resposta:
Historicamente, o vestuário evoluiu com a evolução da humanidade e se tornou um reflexo das questões sociais, políticas, religiosas e morais de todas as fases vivenciadas pelo ser humano. Dessa forma, o estudo da história do vestuário implica em um estudo de todos os aspectos da vida, nas diferentes épocas.
Vestuário – adorno e proteção contra o frio
A história da vestimenta começou com o uso de folhas, fibras vegetais e peles de animais, no período denominado de pré-história. Desde o início, o uso de roupas não estava ligado somente à necessidade de proteção contra as agressões externas e o frio, mas também constituía um adorno, que ajudava o homem, inclusive, a se impor sobre os outros animais.
O vestuário na Pré-história
Segundo informações históricas, foram identificadas agulhas primitivas, feitas com ossos e marfim, datadas de mais de 30 mil anos atrás. Nessa época, chamada de Período Paleolítico, utilizavam saiotes feitos de couro retirado dos animais que eles caçavam. Os seres humanos se reuniam em tribos, que eram nômades, pois viviam de caça, pesca e coleta de frutas, havendo necessidade constante de deslocamento para obtenção de alimentos. Ainda na Pré-história, no Período Neolítico, já se realizava o cultivo de cereais e a criação de rebanhos. Surgiram as primeiras civilizações no Crescente Fértil, região do Oriente entre o Irã e o Egito. Logo surgiram as civilizações da Mesopotâmia e do Oriente Próximo, que desenvolveram os tecidos de linho, e estes passaram a substituir as peles de animais
Mudou o sistema no qual as vestimentas eram produzidas (inicialmente o modelo artesanal, depois o modelo manufatureiro e por fim o modelo industrial), os materiais usados (antes eram orgânicos, agora há uso de materiais sintéticos) e o tipo de consumo (antes era apenas local).
Por que a produção de vestimentas foi tão importante para a Revolução Industrial?
Foi importante por ter sido o primeiro setor da economia que passou por um processo de mecanização, tendo sido inventadas ainda ao final do Século XVIII, na Inglaterra, as primeiras máquinas do setor têxtil. Elas demonstraram os ganhos econômicos e produtivos deste modelo, que seria expandido para uma série de outros setores.
Mais sobre a Revolução Industrial em:
https://brainly.com.br/tarefa/783626