• Matéria: Sociologia
  • Autor: me442307
  • Perguntado 6 anos atrás

faça um resumo de pelo menos 20 linhas sobre os tipos de violência contra o idoso

help​

Respostas

respondido por: daviimaiocom
1

Resposta:

Embora existam formas comuns de abuso de idosos em todas as nações, também existem manifestações únicas, baseadas na história, tradição, cultura, poder econômico e percepções sociais de pessoas idosas, dentro das próprias nações. O denominador comum básico é o uso de poder e controle por um indivíduo para afetar o bem-estar de outro, mais idoso. Existem vários tipos de abuso de pessoas mais velhas, que geralmente são reconhecidas como abuso de idosos.[3]

Físico: bater, perfurar, queimar, empurrar, chutar, reter, enclausurar, ou dar medicação de forma errada, ou deixar de dar o tratamento e a medicação.

Psicológico/emocional: humilhar, coagir. Um tema comum é um perpetrador que identifica algo que interessa a uma pessoa idosa, usando isso para coagi-la em uma ação específica. Pode tomar formas verbais, como gritar, ofender, ridicularizar , criticar constantemente , acusar, culpar ou formas não verbais, como ignorar, silenciar, abandonar ou não demonstrar qualquer afetividade.

Abuso financeiro: também conhecido como exploração financeira, envolvendo a apropriação indevida de recursos financeiros por membros da família, cuidadores ou estranhos, ou o uso de meios financeiros para controlar a pessoa ou facilitar outros tipos de abuso.

Sexual: forçar uma pessoa idosa a participar de qualquer atividade sexual sem o seu consentimento, inclusive obrigando-os a participar de conversas de natureza sexual contra sua vontade; também pode incluir situações em que a pessoa já não pode dar o seu consentimento (demência).

Negligência: privar uma pessoa idosa de tratamento médico adequado, alimentos, conforto, roupas, ou medicamentos essenciais. Privá-la dos serviços necessários, com o intuito de forçar certos tipos de ações, por exemplo com objetivos financeiros. A negligência pode incluir deixar a pessoa idosa em risco, por exemplo, risco de queda, sem vigilância. A privação pode ser intencional (negligência ativa) ou acontecer por falta de conhecimento ou recursos (negligência passiva).

Explicação:

espero ter ajudado

bons estudos


me442307: muito obg vc salvou minha vida arigatou ♡
respondido por: JulianaMichelly
1

n

A violência contra o idoso pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa”. É uma questão social global que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e que merece a atenção da comunidade internacional.

Os índices de violência em idosos vem aumentando nos últimos anos, gerando uma grande preocupação para o ministério da saúde ou do governo. Para tentar prevenir ou diminuir os casos, o governo criou uma Lei de "Violência contra os idosos" .

Muitas vezes a violência ocorre entre parentes ou pessoas que são contratadas para cuidar do idoso, quando chegamos no nosso estágio em que ficamos estabilizados [Pessoas a mais de 60 Anos] Ocorre alterações em nosso organismo e a nossa mentalidade altera.

Para combater essa violência várias pelos os governos foram tomafas para prevenir os acontecimentos. Foi criado o dia mundial da concretização contra a pessoa idosa, o disque denúncia 100, a organização mundial para defender os idosos etc.. O artigo 4º, § 1º é entre outros.

Espero ter ajudado,desculpe qualquer erro.


me442307: obg ♡
JulianaMichelly: dnd anjo.
me442307: : }
Perguntas similares