Respostas
Resposta:
Letra C
Explicação passo-a-passo:
Olá,
Observe que os ΔABC e DEF são semelhantes pelo caso ''Angulo - Angulo'' já que os dois possuem um angulo de 2 arquinhos e 1 angulo de 90º (representado pelo quadradinho).
Se eles são semelhantes então os seus lados correspondentes são proporcionais. Ou seja, se eu dividir um lado do Δ maior pelo seu correspondente no Δ menor o resultado sempre será o mesmo. Portanto :
Vamos encontrar a razão de semelhança desses Δ dividindo o lado DF pelo lado AC (Esses dois lados são correspondentes porque estão ocupando a mesma posição nos dois Δ).
DF 8
--------- → --------- → Razão de semelhança = 2
AC 4
Ou seja, se nós dividirmos qualquer um dos lados do Δ maior pelo seu correspondente no Δ menor o resultado sempre será 2. P/ acharmos a medida do segmento AB nós também precisamos saber a medida do segmento ED (já que esses dois lados são correspondentes).
Nós vamos encontrar a medida do segmento ED utilizando o ''Teorema de Pitágoras''. Lembrando que : O lado oposto ao angulo de 90º é a nossa hipotenusa.
a² = b² + c²
EF² = ED²+ DF²
10² = ED² + 8²
100 = ED² + 64
100 - 64 = ED²
ED² = 36
ED = √36 → ED = 6
Com o valor do segmento ED em mãos basta utilizarmos a razão de semelhança encontrada anteriormente p/ descobrirmos o valor do segmento AB. Veja :
ED 6
--------- = 2 → --------- = 2
AB AB (Multiplicando em cruz nós ficamos com) :
2.AB = 6
AB = 6/2 → AB = 3