• Matéria: Filosofia
  • Autor: bacanaalex
  • Perguntado 6 anos atrás

ME AJUDEM POR FAVOR

1)Descreva ​com suas palavras a narrativa do Mito da Caverna e explique o que ela representa.

2)Explique e caracterize os mundos sensível e inteligível.

3)Como Platão conceitua/define a ​ideia​?

4)No que consiste a Teoria da participação?

5)Elabore, ​com suas palavras​, um breve resumo acerca da Teoria da Reminiscência de Platão abordando suas ideias principais.

6)Qual é a relação que podemos estabelecer entre o Mito da Caverna e a Teoria da Reminiscência?

Respostas

respondido por: JessicaWallker
2

Resposta:

  1. Platão narra uma história alegórica chamada de Mito da Caverna ou Alegoria da Caverna em sua obra mais complexa, A República. O diálogo travado entre Sócrates, personagem principal, e Glauco, seu interlocutor, visa a apresentar ao leitor a teoria platônica sobre o conhecimento da verdade e a necessidade de que o governante da cidade tenha acesso a esse conhecimento.

2. O mundo sensível é o mundo em que vivemos, o mundo que percebemos através de nossos sentidos. Já o mundo inteligível seria o mundo das ideias, onde as coisas são eternas, perfeitas e imutáveis. A cadeira do mundo sensível é uma cópia imperfeita da cadeira do mundo inteligível

3. A Teoria das Ideias ou Teoria das Formas é um conjunto de conceitos filosóficos criado por Platão, na Grécia Antiga. Esta teoria declara que a realidade mais fundamental é composta de ideias ou formas abstratas, mas substanciais. Para ele estas ideias ou formas são os únicos objetos capazes de oferecer verdadeiro conhecimento. A teoria foi desenvolvida em vários de seus diálogos como uma tentativa de resolver o problema dos universais.

4. Por essa teoria, haverá a participação se o indivíduo concorrer para um fato típico, pouco importando se tal fato é ou não antijurídico. Assim, quem concorre para a prática de um homicídio responderá por ele, ainda que o autor tenha agido em legítima defesa.

Perguntas similares