1) Toda língua natural tem gramática, que é o conjunto de regras que definem como as formas linguísticas se combinam para formar diferentes unidades gramaticais. Uma das propriedades da gramática é a colocação, que é o modo como, nessa combinação, as formas linguísticas são ordenadas. Sobre a colocação, julgue como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações a seguir: ( ) A colocação segue as mesmas regras em todas as línguas naturais. ( ) Uma língua configuracional dispõe de um padrão rígido de colocação. ( ) Uma língua não configuracional dispõe de uma ordenação mais livre. ( ) O português é considerado uma língua configuracional. Assinale a alternativa com a sequência correta: Alternativas: a) V – V – V – F b) V – V – F – V c) F – V – V – F d) F – V – V – V e) F – F – F – F 2) As línguas não configuracionais, embora disponham de certa liberdade na colocação dos constituintes, costumam apresentar uma ordem de base, que é a ordem de colocação mais comum, e uma ordem marcada, que se manifesta com menor frequência e depende de contextos específicos. Baseando-se nessa informação, assinale a alternativa que exemplifica, no nível sintagmático, uma ordem marcada no português: Alternativas: a) De cuscuz doce o João disse que não gosta muito. b) Muito belas montanhas eu avistei pela janela durante a viagem. c) Instantaneamente soou o alarme quando o estranho entrou. d) Todos os convidados saíram da sala quando parou a música. e) As ondas maiores o surfista de longe conseguia enxergar. 3) Tem-se admitido que o português, no nível sentencial, apresenta uma ordem de base do tipo SVO, em que o sujeito tende a ser colocado antes do verbo, e o objeto, depois do verbo. Essa classificação diz respeito às sentenças em que o objeto se manifesta como um sintagma preenchido por um substantivo. Assinale a alternativa que indica a ordem de base das sentenças em que, no português brasileiro, o objeto se manifesta como um pronome clítico: Alternativas: a) SVO b) OSV c) VSO d) VOS e) SOV 4) No português, existem diversas palavras que são homônimas, isto é, palavras que, apesar de corresponderem a uma mesma sequência sonora e, às vezes, a uma mesma sequência gráfica, são, na realidade, palavras de significado e função distintos. Isso ocorre, por exemplo, com a partícula se. Levando em conta essa informação, assinale a alternativa em que a partícula se corresponde a um pronome: Alternativas: a) Ele não sabia se viria amanhã. b) O paciente se coçava sem parar. c) Se ele for à festa, eu irei. d) Eu só uso óculos se o dia estiver ensolarado. e) A professora não disse se teríamos aula hoje.
Respostas
Resposta:
1- c)
F – V – V – F
2- b) Muito belas montanhas eu avistei pela janela durante a viagem.
3- e) SOV
4- b) O paciente se coçava sem parar.
Alternativa assinalada
Explicação: corrigidas pelo ava
Vamos analisar as questões sobre sintaxe, línguas configuracionais e pronomes
Colocação - sintaxe
Questão 1. Alternativa C
a) Falsa. A colocação se refere à organização das formas linguísticas na estrutura do texto, por isso não suas regras não são as mesmas em todas as línguas naturais.
b) Verdadeira. A língua configuracional tem uma ordem fixa dos constituintes do texto, por isso podemos dizer que se trata de um padrão rígido de colocação.
c) Verdadeira. Assim como a língua configuracional segue um padrão estrutural rígido, a língua não configuracional possui modos de ordenação dos termos mais flexíveis.
d) Falsa. Como as estruturas em português podem se apresentar de diferentes modos, esta língua é considerada como não configuracional.
Línguas não configuracionais
Questão 2. Alternativa B
b) Muito belas montanhas eu avistei pela janela durante a viagem.
A ordem objeto direto - sujeito - verbo - adjunto adverbial de lugar e de tempo não é muito frequente em língua portuguesa.
Pronome clítico
Questão 3. Alternativa E
e) SOV
O pronome pessoal formado por uma única sílaba e que não tem acentuação própria é chamado clítico. Por exemplo, me, lo, se. Assim, se ampara na palavra que vem antes ou depois dele, para manter a cadência da fala.
Pronome se
Questão 4. Alternativa B
b) O paciente se coçava sem parar.
Na estrutura acima, o “se” exerce a função de pronome reflexivo. O paciente coçava a si mesmo.
Saiba mais sobre sintaxe em:
https://brainly.com.br/tarefa/38610879