A República Velha está dividida em:
a) República da Espada e República dos Fazendeiros
b) República dos Coronéis e República dos Oficiais
c) República da Espada e República Militar
d) República dos Fazendeiros e República Oligárquica
Respostas
Resposta:
A República da espada e A República Oligárquica
Resposta:
a)No dia seguinte ao Golpe Republicano foi organizado, no Rio de Janeiro, um Governo Provisório chefiado pelo marechal Deodoro da Fonseca. Com ele, o Exército chegava à liderança política do país. O Governo provisório tomou as seguintes medidas: dissolveu as Assembleias Provinciais, as Câmaras Municipais e a Câmara dos Deputados. Também mudou o nome de "províncias" para estados e nomeou interve…
b)O título de “coronel”, recebido ou comprado, era uma patente da Guarda Nacional, criada durante a Regência. Geralmente, o termo era utilizado para designar os fazendeiros ou comerciantes mais ricos da cidade e havia se espalhado por todos os municípios.Campos Sales idealizou a política dos governadores, que consistia no seguinte: o presidente da República apoiava, com todos os meios ao seu alcance, os governadores estaduais e seus aliados (oligarquia estadual dominante) e, em troca, os governadores garantiriam a eleição, para o Congresso, dos candidatos oficiais. Desse modo, o poder Legislativo, constituído por deputados e senadores aliados do presidente – poder Executivo -, aprovava as leis de seu interesse. Estava afastado assim o conflito entre os dois poderes.
c)República da Espada Esse foi o período inicial da República no Brasil. Ganhou esse nome, pois o Brasil teve dois presidentes militares: Deodoro e Floriano Peixoto. República da Espada: dois presidentes militares O que foi a República da Espada República da Espada é o nome que se dá ao período inicial da República no Brasil (entre 1889 e 1894). Ganhou este nome, pois o Brasil foi governado por dois militares neste período: Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
d)Foi o período em que o país foi governado por militares.Era natural que o líder do Golpe Militar-Oligárquico que encerrou a Monarquia, o marechal Deodoro da Fonseca, fosse posto como chefe do Governo Provisório, uma espécie de ditadura consentida, para fazer a transição para a República e evitar um possível contragolpe monárquico. Destacam-se três projetos políticos principais:
Explicação: