1. QUAL OU POR QUE SE DEU A ORIGEM DO CONFLITO ENTRE JUDEUS E PALESTINOS? 2. O QUE FOI O MOVIMENTO SIONISTA? 3. COMO SE DEU A DIVISÃO DA PALESTINA? 4. TENDO A PALESTINA DIVIDIDA EM DOIS ESTADOS, O QUE ACONTECEU APÓS A CRIAÇAO DO ESTADO DE ISRAEL?
Respostas
Resposta:
1-Desde os tempos bíblicos, judeus e árabes, que são dois entre vários povos semitas, ocuparam partes do território do Oriente Médio. ... A Inglaterra apoiava o movimento sionista, criado no final do século 19 com o objetivo de fundar um Estado judaico na região da Palestina, considerada o berço do povo judeu.
2-O Sionismo, movimento nacionalista judaico, foi uma associação de cunho político que teve origem na Europa. A conjuntura da época, que pregava o antissemitismo abertamente, foi um dos fatores que fizeram com que essa ideia se concretizasse. O sionismo defendia o direito a criação do Estado Nacional de Israel.
3-Após a Segunda Guerra Mundial, o fluxo de imigrantes judeus tornou-se irresistível. Em 1947, a Assembléia Geral da ONU decidiu dividir a Palestina em dois Estados independentes: um judeu e outro palestino.
4-A criação do Estado de Israel, como dito, ocorreu em 1948, mas o processo de formação das comunidades judaicas na região da Palestina remonta às últimas décadas do século XIX, quando foi criado o movimento sionista. O sionismo, ou movimento sionista, foi criado por intelectuais judeus no início da década de 1890 e tinha por objetivo principal o combate ao antissemitismo (aversão ao povo judeu que se espalhou pelo mundo após a dissolução dos antigos reinos judeus na Idade Antiga), que subsistia na Europa desde a Idade Média e que havia se intensificado no século XIX.