• Matéria: Filosofia
  • Autor: jenifferbelaflor
  • Perguntado 6 anos atrás

5- Existe liberdade em situação de extrema miséria? Apresente seus argumentos. ​6- Questão de Ética Racial - Lei Áurea, oficialmente Lei Imperial n.o 3.353, sancionada em 13 de maio de 1888, foi o diploma legal que extinguiu a escravidão no Brasil. Este ano a lei completa 132 anos, a lei acabou com o direito de alguém comprar alguém, mas promoveu a liberdade de fato? Quais as políticas de reparação histórica e combate ao racismo e promoção da equidade1 (leia no final da página) foram promovidas? Quais ações você proporia para a superação do racismo? GENTE ME AJUDEM É PRA ENVIAR HJ TBM


jenifferbelaflor: VALE PONTO GENTE POR FAVR

Respostas

respondido por: diogoreisaraiva97
0

Resposta:

Não existe.

Explicação:

Liberdade e democracia nunca foram fatos sociais pra população negra e pobre desse país. Qual a liberdade de desenvolver suas reais capacidades, habilidades e talentos, tem um jovem periférico morador de comunidade que não tem nenhuma condição material e incentivo cultural?

A desigualdade social vigente no Brasil reflete a discrepância sócio-histórica entre as diferentes etnias e raças na formação social do país. O Racismo se configura como um problema estrutural, na medida em que ele subjuga negros, pardos, mestiços, e os relega à um papel subalterno. Os negros e negras brasileiros cumpriram históricamente o papel de um exército industrial de reserva, pois o papel de classe trabalhadora foi representado pelos imigrantes europeus importados partir da segunda metade do sXIX. Nesse sentido, ao fim da Escravidão, nem mesmo a mão de obra dos negros(as) era mais requerida pela burguesia, que na época levou a cabo um projeto de aniquilação da identidade negra e de seus elementos culturais que eram vistos como deturpadores do tecido social e da nação "demasiadamente escura".

Somos um país que coloca os negros como 75% da população carcerária, mais de 70% entre os mais pobres, mais de 60% dos mortos pela polícia, baixa escolaridade e mão de obra informalizada, e etc. Faz sentido falar em liberdade para um negro (a) que já nasce condenado a um mundo que nunca se preparou para tratá-la como igual?


jenifferbelaflor: falta a questão 6
Perguntas similares