• Matéria: Filosofia
  • Autor: ademirneto874
  • Perguntado 6 anos atrás

2. A Patrística é o primeiro momento da filosofia cristã. Sobre esta tendência filosófica, leia as seguintes afirmativas:I. a Patrística é um movimento de pensadores cristãos que procura justificar teórica e filosoficamente a concepção de vida e de mundo depreendida da Bíblia.II. Boécio não é considerado um pensador da Patrística.III. Plotino é um pensador considerado como participante da Patrística.IV. a Patrística sempre rejeitou a filosofia greco-romana em seu todo.V. Santo Agostinho é considerado o maior pensador da Patrística latina.VI. um dos temas fundamentais da Patrística é a discussão do sentido da Santíssima Trindade.Assinale a alternativa CORRETA. * 10 pontos a( ) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas. b( ) Somente as afirmativas I, II, V e VI são corretas. c( ) Somente as afirmativas III, V e VI são corretas. d( ) Somente as afirmativas I, V e VI são corretas. e( ) Somente as afirmativas II, V e VI são corretas.

Respostas

respondido por: benvindomiguel45
25

Resposta: A resposta correta: I, V e VI

Explicação: I: Patrística é a filosofia cristã nos três primeiros séculos, elaborada pelos primeiros teóricos Pais Apostólicos da Igreja ou Santos Padres; consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do cristianismo e, na sua defesa contra os ataques dos pagãos e dos hereges.

V: É considerado o maior teólogo do cristianismo e o maior filósofo desde Aristóteles. Agostinho realizou a primeira grande sistematização do pensamento cristão, incorporando as ideias de Platão ao cristianismo. Seu sofisticado pensamento serviu como base para toda a teologia cristã ocidental.

VI: Um dos principais temas além desse retratado na questão são. Temas explorados por eles estavam ancorados nas vertentes do maniqueísmo, ceticismo e neoplatonismo. São eles: criação do mundo; ressurreição e encarnação; corpo e alma; pecados; livre arbítrio; predestinação divina.

Coloquei essas explicações para aqueles que ficaram em duvida blz.

Espero ter ajudado. Bons estudos a todos!

respondido por: larissamagrani
1

O bojo da Filosofia Patrística gira em torno de relacionar a razão com a fé, evidenciando os princípios metafísicos e ontológicos que viriam das doutrinas platônicas, aristotélicas e neoplatônicas (D).

A alternativa II está incorreta, pois Boécio é um representante da Patrística.

A alternativa III está incorreta, porque Plotino é um autor do Neoplatonismo, posterior à Era Patrística.

Sua preocupação vai de encontro com a tentativa de levar o homem a Deus pela Revelação e, também, pela racionalidade, função dada ao homem por Deus.

Uma das figuras importantes da Patrística é Santo Agostinho, autor de "As Confissões" e "A Cidade de Deus". Segundo Santo Agostinho, que concebe a teoria da iluminação divina, ideia de encontro da verdade e da felicidade.

Assim, o exterior passa para o interior e eleva-se ao superior, ou seja, tudo o que é terreno ao homem (externo) deve ser apropriado e refletido de modo interno, através da razão e, assim, após refletido, é transferido para o superior, para Deus e para à divindade, Sumo Bem e Unidade. Seria, em outras palavras, o processo de remomeração de Deus.

Link: brainly.com.br/tarefa/111627

Anexos:
Perguntas similares