1- “Quando pensamos em ordem social, nos remetemos ao papel exercido pelas instituições sociais nas vidas dos indivíduos. Uma sociedade sem regras claras, valores, proteção e segurança está em direção a um estado de anomia (doença). Os indivíduos se adequam às normas sociais coercitivamente. Assim, a conservação da ordem social vigente é um papel fundamental exercido pelas instituições”. A partir dessas ideias, assinale a corrente sociológica que faz correspondência com a o texto apresentado.
0 pontos
a) Marxista
b) Funcionalista
c) Dialética
d) Compreensiva
e) Weberiana
2- UEM- Adaptada. Para Durkheim, religião é um sistema solidário de crenças e de práticas relativas a coisas sagradas, isto é, que reúnem numa mesma comunidade moral, chamada igreja, todos aqueles que a elas aderem.O fenômeno religioso ocupa um importante espaço nas preocupações sociológicas. Considerando o tratamento sociológico desse tema, assinale a alternativa incorreta.
0 pontos
a) Dada a importância que possui para as relações sociais, a religião é uma instituição que influencia outras instituições, como a família e o Estado.
b) Para Durkheim, a religião tem a função de reforçar a solidariedade social, ou seja, a coesão da sociedade.
c) Os dogmas religiosos dizem respeito a verdades irrefutáveis mantidas pela fé. Para serem reconhecidos como válidos, eles não requerem uma justificação científica.
d) O termo “Igreja” só se aplica às manifestações religiosas de origem ocidental. Nas demais sociedades, as manifestações religiosas devem ser compreendidas como seitas.
3- “Essas relações — por exemplo, entre pai, mãe, filho e irmãos numa família (...) são determinadas, em sua estrutura básica, pela estrutura da sociedade em que a criança nasce e que existia antes dela. (...).as peculiaridades constitucionais com que um ser humano vem ao mundo têm uma importância muito diferente para as relações do indivíduo nas diferentes sociedades, bem como nas diferentes épocas históricas de uma mesma sociedade” (ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994). Assinale a alternativa que esteja de acordo com as noções relacionadas aos indivíduos e as instituições sociais apresentadas pelo texto.
0 pontos
a) O entendimento do processo de socialização é perpassado pela ideia de que há uma interdependência entre os indivíduos, que estão vinculados relacionalmente às estruturas da sociedade, tais como instituições e classes sociais.
b) As relações familiares fazem correspondência à ideia de poder exercido por um membro em relação ao outro. Em todas as sociedades, os padrões de dominação das famílias ocorrem a partir do mesmo modus operandi.
c) A estrutura da sociedade não está relacionada às vivências dos indivíduos, bem como aos papeis que eles exercem dentro do núcleo familiar.
d) As relações familiares dos indivíduos nas diferentes sociedades não possuem correspondência com as épocas históricas, o que indica que essas relações são homogêneas e padronizadas.
4- (UnB- Adaptada) Leia o texto abaixo: A imaginação sociológica permite-nos compreender a história e a biografia e as relações entre ambas dentro da sociedade. Essa é a sua tarefa e a sua promessa. Nenhum estudo social que não se volte ao problema da biografia, da história e de suas interligações dentro de uma sociedade completará a sua jornada intelectual, pois essa imaginação é a capacidade de passar de uma perspectiva a outra — da política para a psicológica; do exame de uma única família para a análise comparativa dos orçamentos nacionais do mundo; da escola teológica para a estrutura militar; de considerações de uma indústria petrolífera para estudos da poesia contemporânea. Charles Wright-Mills A promessa In: Charles Wright-Mills A imaginação sociológica Trad Waltensir Dutra Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982, p 12-3 (com adaptações). Com base no excerto de texto precedente, assinale a alternativa que não corresponde às ideias do sociólogo Charles Wright-Mills:
0 pontos
a) No fragmento, o autor elenca diferentes formas de manifestação da “imaginação sociológica” e as considera como atribuições do cientista social.
b) A compreensão das relações entre história e biografia pode ser entendida como expressão de um binômio que adquiriu bastante relevância na investigação e na teorização sociológicas: a relação entre indivíduo e sociedade.
c) No texto, o autor delimita os temas de maior relevância para os estudos sociológicos do período em que ele escrevia e que, portanto, deveriam tornar-se prioridade da investigação científica.
d) De acordo com o autor do texto, o estudo social é interdisciplinar.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
1)B)funcionalista
2)D)
3)A)
4)C)
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás