• Matéria: Pedagogia
  • Autor: raquelsamapio102030
  • Perguntado 6 anos atrás

Leia o relato de caso abaixo:
Maria Clara, matriculada em um Centro de Educação Infantil de sua cidade, tem 05 anos. quando tinha 03 anos a criança realizou um mapeamento genético a partir de queixas escolares, pois ainda não havia desenvolvido a fala e a marcha. A mãe acreditava que seu desenvolvimento estava dentro da normalidade, uma vez que ela mesma alegava ter sido lenta para andar. O resultado do mapeamento foi que havia uma condição genética originária do cromossomo X que ocasionou em Maria Clara traços de autismo e Síndrome de Down.  Hoje aos 05 anos a criança iniciou um tratamento, indicado por um neurologista, com o uso de ritalina e risperidona e um acompanhamento com um fonoaudiólogo. O uso das medicações foi iniciado a partir de queixas familiares e escolares de que Maria Clara, após o nascimento da irmã, apresenta mais dificuldades em respeitar as regras, combinados e manter-se sentada nas aulas, apresentando-se, como a professora colocou como hiperativa. Atualmente a criança de 05 anos, desenvolveu a marcha, contudo ainda não desenvolveu a fala.
(Elaborado pela professora, 2020).
Diante do caso apresentado acima e de nossos estudos na disciplina, temos um impasse: Maria Clara não realiza nenhum acompanhamento psicopedagógico!
Dessa forma:
Imagine hipoteticamente que a equipe diretiva da escola tenha contratado recentemente você como psicopedagogo(a) escolar. Dessa forma, agora como integrante da equipe você poderá traçar um plano de intervenção com a escola e com a família.
Lembre-se que seu plano de intervenção deverá conter: objetivo, as ações e intervenções que irá propor, a justificativa para elas, os envolvidos em suas intervenções e as metas ou resultados esperados. Por fim, ao final de sua atividade você deverá responder em no minímo 10 e no máximo 15 linhas ao seguinte questionamento:
Enquanto psicopedagogo(a) escolar você acredita que Maria Clara teve, até o momento, a intervenção mais adequada ao seu caso? Justifique sua resposta​

Respostas

respondido por: thaynnaba
15

Veja que a atenção dada a acriança com síndrome de down deverá vir de forma multidisciplinar na medida em que ela necessita de diversos profissionais como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentre outros, como forma de desenvolver todas as habilidades.

Nesse sentido, não basta apenas a medicação e forma compulsiva tendo em vista que isso é apenas parte do tratamento.

Veja que a primeira infância é uma fase muito importante na medida em que a criança desenvolve as primeiras habilidades.

espero ter ajudado!

Perguntas similares