Respostas
Resposta:
a união Ibérica foi uma união entre os reinos de Portugal e Espanha
Explicação:
isso aconteceu porque em 1578 o rei de Portugal Dom Sebastião foi para a África lutar uma guerra ao lado de seu exército em Marrocos, na batalha de alcácer-Quibir mais precisamente, porém Dom Sebastião acabou desaparecendo após a batalha, como ele não tinha herdeiros a coroa deveria passar para o indivíduo mais proximo que era seu tio D.henrique I que era bem velho e morreu 2 anos depois, com isso ocorreu uma disputa para assumir a coroa portuguesa e o vencedor foi Felipe II da Espanha (em Portugal como ele e o primeiro rei chamado Felipe ele é Felipe I prós portugueses) e assim Portugal acabou fazendo parte do reino da Espanha e assim surgiu a união Ibérica.
espero ajudar!
Explicação:
Oi amigo!
Resposta: iniciou-se por causa de uma crise dinástica que atingiu Portugal no final do século XVI. Tudo se iniciou quando o rei D. Sebastião desapareceu durante a batalha de Alcácer-Quibir, batalha travada entre portugueses e marroquinos em 1578. O corpo do rei português nunca foi encontrado. Assim, supôs-se, na época, que o rei havia morrido.
A morte do rei D. Sebastião colocou a dinastia portuguesa em apuros, pois o rei português não possuía herdeiros diretos, forçando, assim, seu tio-avô, D. Henrique, a assumir o trono de Portugal. Apenas dois anos depois de assumir o trono português, D. Henrique faleceu e, como também não possuía herdeiros diretos, foi iniciada uma crise na dinastia de Avis.
Com a crise de sucessão dinástica de Portugal, surgiram três postulantes ao trono português:
Antônio, prior de Crato;
Catarina de Portugal;
Filipe II, rei da Espanha.
Assim surgiu a união ibérica.
Espero ter ajudado! Bons estudos!