Quais os pontos mais importantes da agronegocio ??? Por favor fação uma resposta grande
Respostas
Resposta: Bom dia!
Várias pessoas dizem que o agronegócio brasileiro é um dos mais representativos do mundo; e não há exagero algum nessa afirmação, pois somos o quarto país que mais produz alimentos.
Em 2017, registramos safra recorde, com 242 milhões de toneladas e um aumento de 30,3% na comparação com o ano anterior. Há quem diga que seremos líderes mundiais até 2050, a exemplo do presidente da indústria de máquinas agrícolas John Deere, Paulo Herrmann.
Explicação:
Muita gente resume o agronegócio à agricultura e a pecuária. É compreensível que assim o façam, mas essa é uma análise limitada. A cadeia agropecuária tem muitos outros participantes.
O correto, então, é definir o funcionamento do agronegócio em três níveis:
- No primeiro deles, estão os produtores rurais, seja de micro, pequeno, médio ou grande porte
- No segundo, todos aqueles que fornecem insumos, como máquinas, equipamentos, sementes e defensivos
- No terceiro, está a cadeia de distribuição, que é responsável por levar os produtos até a mesa do consumidor, incluindo empresas distribuidoras, atacadistas e supermercados.
Fica claro, então, que o agronegócio funciona por etapas.
É como uma rede, na qual cada integrante depende do outro para manter o seu modelo de negócio ativo. Vale dizer ainda que há outros setores da economia que se relacionam direta e indiretamente com o agronegócio, a exemplo das indústrias:
- Financeira: bancos e agências de fomento para obtenção de crédito agrícola e contratação de seguro rural
- Automotiva: fabricantes de tratores e outros
- Farmacêutica: desenvolvimento de vacinas utilizadas na pecuária.
Os principais pontos que marcam o segmento em nosso país:
Disponibilidade: menos de 10%¨do território brasileiro é utilizado como área de cultivo .
Ambiente favorável: o que inclui abundância de água, solo propício ao plantio e boa luminosidade natural .
Clima difícil: apesar do ambiente favorável, o agronegócio brasileiro enfrenta desafios com chuvas, estiagem, pragas e doenças nas lavouras .
Complexidade: longas distâncias de distribuição da produção são um entrave logístico .
Diversificação: há um número bastante expressivo de produtos, como frutas, flores, hortaliças, açúcar, café, soja, algodão, cacau, madeira, borracha, carnes e ovos .
Empresas familiares: a característica na maioria dos negócios rurais é de sucessão de pai para filhos .
Mercado voltado à exportação: embora importe 75% dos fertilizantes que utiliza, o Brasil negocia boa parte da sua produção para outros países. Em 2017, foram exportadas 68,15 milhões de toneladas de soja e 29,2 milhões de toneladas de milho .
Tecnologia em expansão: com o avanço da agricultura de precisão, propriedades brasileiras estão cada vez mais aparelhadas e conectadas, fazendo uso de aplicativos e até drones .
Concentração em grandes players: mercado é dominado por poucas empresas de porte gigante, o que por vezes remete a um sistema de oligopólio, com menor oferta de preços e condições de pagamento e recebimento.