A fase da Convenção Nacional da Revolução Francesa marca a tomada de poder a ser realizada pelas camadas populares francesas. Nesse período a tomada das armas para a participação na Batalha de Valmy e a insatisfação dada pelos resultados da monarquia constitucional motivou a convocação de uma Convenção Nacional. Essa nova instituição haveria de elaborar uma nova carta constituinte que viesse a superar os limites do regime anterior. Refletindo a agitação da época a Convenção foi formada por uma maioria de jacobinos, setor que representava a pequena burguesia e os sans-culottes. Além disso, haviam os girondinos, partido contrário à radicalização do processo revolucionário e defensor das conquistas que prestigiavam os interesses políticos e econômicos da parcela mais abastada da burguesia. Foi a partir desses dois grupos, um mais exaltado e outro conservador, dos quais herdamos os conceitos políticos de “direita” e “esquerda”. Demonstrando a natureza insurgente dessa nova fase, a Convenção decidiu criar um novo calendário que fixava o dia 22 de setembro de 1792 como o primeiro dia do ano I da República. Abandonando a contagem de tempo instituída pelo calendário cristão, a nova metragem do tempo seria medida por meio de diferentes ciclos agrícolas e naturais. Na verdade, tal medida simbolizava somente a primeira e menor das reviravoltas a serem determinadas pela Convenção.Em suas primeiras atividades, o novo regime republicano descobriu uma série de documentos que comprovavam as negociações do rei Luís XVI junto à monarquia austríaca para que fosse possível combater o processo revolucionário francês. Em pouco tempo, um processo judicial acusou o rei da França de traição e, mediante grande pressão popular, o os membros da Convenção decidiram condená-lo à guilhotina no dia 21de janeiro de 1793.A divulgação da notícia pela Europa motivou as monarquias do continente a formarem novas forças que combatessem o quadro político francês. Inglaterra, Áustria, Holanda, Prússia, Espanha, Sardenha e Rússia se mobiliaram em torno da Primeira Coligação. Internamente, os problemas econômicos e as contendas políticas permitiram a formação de uma revolta antirrepublicana, estimuladas pelos nobres, por vários habitantes da região da Vendia. Sobre o convenção Nacional assinale a alternativa correta *
a) Essa nova instituição haveria de elaborar uma nova carta constituinte que viesse a superar o regime anterior.
b) Essa nova instituição haveria de elaborar uma nova carta parlamentar que viesse a superar os limites do regime anterior.
c) Essa nova instituição haveria de elaborar uma nova carta constituinte que viesse a superar os limites do regime anterior
d) Essa nova instituição haveria de colaborar para a elaboração de uma nova carta constituinte que viesse a superar os limites do regime anterior.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Creio a seja a Letra A
Explicação:
A vinda dos jacobinos ao poder representava o fim da aristocracia francesa e a implementação de uma nova constituição que removia de vez a monarquia constitucional implantada pelos burgueses em 1789.
Esse período de consolidou depois da execução do rei Luis XVI em 1793.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás