Leia o trecho abaixo retirado de um documento, uma carta de um oficial fiandeiro de algodão inglês, de 1818, sobre a classe empresarial, e retirado de artigo disponível em sua sala disciplinar. Primeiro, então, sobre os patrões: com poucas exceções, são um grupo de homens que emergiram da oficina algodoeira, sem educação ou maneiras, exceto as que adquiriram nas suas relações com o pequeno mundo dos mercadores na Bolsa de Manchester. Pra contrabalançar essas deficiências, procuram impressionar nas aparências, através da ostentação, exibida em mansões elegantes, carruagens, criados de libré, parques, caçadores, matilhas, etc., que eles mantêm para exibir ao mercador estrangeiro, de maneira pomposa. [...] Mantêm suas famílias nas escolas mais caras, determinados a oferecerem a seus descendentes uma dupla porção daquilo que tanto lhes falta. Assim apesar da escassez de ideias, são literalmente pequenos monarcas, absolutos e despóticos nos seus distritos particulares. Para manter tudo isso, ocupam seu tempo tramando formas de conseguir a maior quantidade de trabalho com a menor despesa... (BLACK DWARF apud BRANDÃO, Marco Antonio. A origem social do empresariado industrial europeu: uma análise de E. P. Thompson e Eric Hobsbawm. Histórica – Revista Eletrônica do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Interpretando as ideias acima, é possível concluir que o autor da carta considera que: Escolha uma: a. O empresariado industrial inglês tem sua origem social na classe dos grandes proprietários de terra. b. O empresariado industrial inglês tem sua origem na pequena nobreza cujas propriedades forneciam matéria prima para a indústria. c. O empresariado industrial inglês tem sua origem social na classe trabalhadora. d. O empresariado industrial inglês tem suas origens na classe de mercadores da alta burguesia.
Respostas
respondido por:
1
Letra b. o empresário industrial inglês tem sua origem na pequena nobreza cujas propriedades forneciam matéria prima para a indústria.
Explicação: Antes da adoção de máquinas no sistema produtivo, os mestres algodoeiros possuíam mais autonomia, pois grande parte da produção era realizada em domicílio, com ferramentas e utensílios próprios.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás