Respostas
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
Olá, boa tarde.
Para encontrarmos as raízes da equação , utilizaremos o Teorema das raízes racionais e o Algoritmo prático de Briot-Ruffini.
Sejam a equação polinomial de grau de coeficientes reais:
O teorema das raízes diz que ao encontrarmos a razão entre os divisores do termo independente e o termo dominante e utilizarmos o algoritmo de Briot-Ruffini, encontraremos um polinômio de grau que sua solução são o restante das raízes.
Temos a equação:
Observe que o termo independente é e o termo dominante é .
Os divisores do termo independente são , enquanto o divisor do termo dominante é . A razão entre eles é o próprio conjunto dos divisores do termo independente.
Dispomos os coeficientes da equação no algoritmo da seguinte maneira, lembrando que os termos que não aparecem têm coeficiente zero:
Utilizando os primeiro quatro valores, afirmamos que os valores são raízes quando o resultado ao final do processo for igual a zero. Consiste em multiplicar o primeiro coeficiente pelo valor e somar ao próximo, pondo o resultado logo abaixo.
Multiplique os valores pelo primeiro coeficiente e some ao próximo:
Observe que é raiz desta equação. Os termos destacados serão coeficientes do polinômio de grau 2 que tem como solução as outras raízes:
Para resolvê-lo, utilizamos a fórmula resolutiva, dada por , tal que . e são os coeficientes da equação quadrática e . Ficaremos com:
Calcule a potência e multiplique os valores
Some os valores no radicando
Aplicando a propriedade de radicais, sabemos que , logo
Para calcularmos , decompomos o radicando em fatores primos. Temos que , logo
Calcule a potência e substitua , tal que é a unidade imaginária.
Separe as soluções
Simplifique as frações
O conjunto solução desta equação é: