Qual é o nome da vegetação típica do estado Minas gerais? Quais são suas principais características?
Respostas
Resposta: Cerrado, tal vegetação compõe-se de gramíneas, arbustos e árvores e representa 50% da vegetação do estado. Abriga importantes espécies da fauna: tamanduá, tatu, anta, jibóia, cascavel e o cachorro-do-mato, entre outras.
Em Minas Gerais, predomina a vegetação de Cerrado, que aparece em cerca de 50% do Estado, especialmente nas bacias dos rios São Francisco e Jequitinhonha. As estações seca e chuvosa são bem definidas. A vegetação compõe-se de gramíneas, arbustos e árvores. Abriga importantes espécies da fauna: tamanduá, tatu, anta, jibóia, cascavel e o cachorro-do-mato, entre outras. Algumas delas estão ameaçadas de extinção, como é o caso do lobo-guará, do veado-campeiro e do pato-mergulhão.
CARACTERÍSTICAS:
- Localização: O bioma Cerrado localiza-se no Brasil Central, compreendendo dez estados brasileiros.
- Vegetação e flora do Cerrado: A vegetação do Cerrado é caracterizada por árvores com troncos tortuosos, arbustos e gramíneas. O Cerrado é reconhecido como a savana com maior biodiversidade do mundo, abrigando cerca de 11.627 espécies de plantas nativas, sendo, aproximadamente, 4.400 espécies endêmicas (existentes apenas nesse bioma).
- Clima do Cerrado: O bioma Cerrado é constituído predominantemente pelo clima tropical sazonal, caracterizado por invernos secos e verões chuvosos, apresentando precipitação média de 1.500 mm. Essa precipitação varia nos limites com outros biomas.
- Fauna do Cerrado: Apresenta cerca de 837 espécies de aves, das quais 29 são endêmicas; 185 espécies de répteis, das quais 24 são endêmicas; 194 espécies de mamíferos, sendo 19 delas endêmicas; e 150 anfíbios, sendo 45 endêmicos. Alguns estudos indicam que há cerca de 14.425 espécies de invertebrados.
- Solo do Cerrado: Os solos do bioma Cerrado caracterizam-se pela sua profundidade, drenagem e por serem antigos, datados no Período Terciário. Os solos, geralmente, possuem cor avermelhada, são porosos e permeáveis, portanto, sofrem intensos processos de lixiviação (lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento de águas superficiais).