Embora tenha investimentos de capital internacional esse Tigre Asiático apresenta diferenças quanto à intervenção do Estado. Geralmente, a intervenção é mínima, enquanto nesse país, o Estado é o que chamamos de “forte’, com intervenção nos rumos
econômicos.
De qual Tigre Asiático trata o texto?
A
Japão.
B
Taiwan.
C
Coreia do Sul.
D
Cingapura.
E
Hong Kong.
Respostas
Resposta:
C - Coreia do sul
Explicação:
Um ponto interessante é a contradição da política econômica sul-coreana em relação à do restante do mundo. Enquanto as potências internacionais optaram pela minimização do papel do estado na economia, a coreia do sul preferiu manter um forte controle estatal da prática econômica, buscando maior participação na definição de seus rumos de desenvolvimento.
Resposta:
O tigre asiático de que se trata o texto apresentado está posto na letra C) Coreia do Sul.
Explicação:
A Coreia do Sul é o Tigre Asiático que construiu um modelo de economia parecido com o do Japão, onde há uma grande intervenção do Estado.
Há uma relação íntima entre Estado e os grupos empresariais, sendo que o primeiro pretende criar uma estrutura de indústria que haja a competição. Além disso, o Estado possui total controle do setor financeiro, que por causa disso é capaz de desenvolver os setores estratégicos.
Assim sendo, podemos concluir que o Estado possui alta capacidade de controle e monitoramento, aumentando a produtividade e elevando a competitividade.