Respostas
ERA VARGAS
O primeiro governo de Vargas (1930 - 1945)
Durante o primeiro governo de Vargas o Brasil teve muitas mudanças, a industrialização avançou, as cidades cresceram,o estado se fortaleceu. Em 15 anos Vargas foi chefe de um governo provisório, presidente (eleito por voto indireto); e ditador. Digamos que os paulistas eram contra Vargas, então eles eram uma grande oposição. A elite paulista exigia:
- Uma nova constituição para o país
- nomeação de um interventor civil e paulista para o governo de São Paulo
Depois de muita pressão Vargas nomeou Pedro de Toledo para o cargo, mas mesmo assim os paulistas continuavam fazendo oposição a vargas.
Depois de meses de guerra entre o governo e os paulitas, o governo saiu vitorioso, mas os paulistas falavam que venceram "moralmente", pois, no dia 16 de julho de 1934 a Assembleia constituinte votou e aprovou, a terceira constituição do país.
A constituição de 1934
- Voto secreto
- Voto feminino
- Ensino primário gratuito
- criação da justiça do trabalho
- direitos trabalhistas
- Justiça eleitoral
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
As eleições estavam previstas para o começo de 1938, e Vargas não queria deixar o poder então ele anunciou pelo rádio que havia descoberto o Plano Cohen (comunistas que iriam provocar greves e incêndios em igrejas e o assassinato do presidente), mas na verdade esse plano era falso mas serviu de pretexto para Vargas, no dia 10 de novembro ele implantou uma ditadura, ele fechou o congresso, e impôs uma constituição, que permitia ao presidente governar por decretos-leis.
O fim da Era Vargas
Diante das pressões exercidas por setores da sociedade civil e militar, Vargas suicida-se.