Respostas
RESPOSTA: Algumas evidências da evolução são os registros fósseis e as semelhanças anatômicas, fisiológicas, celulares e moleculares entre os seres vivos. Segundo as teorias evolutivas, a vida surgiu no planeta e desde então espécies têm surgido, desaparecido e mudado ao longo do tempo.
EXEMPLOS:
Evidência Fóssil
Os fósseis são os vestígios que comprovam a estadia de espécies (animal ou vegetal) em algum momento da vida terrestre. Eles podem ser encontrados em rochas e gelos, e, normalmente, são partes duras que conseguem passar pelo processo de fossilização, como ossos e conchas.
Para descobrir o período em que determinado fóssil esteve na Terra, os paleontólogos investigam o tamanho de compostos químicos (carbono, chumbo, entre outros) presentes nos restos mortais do organismo, já que as mudanças climáticas e a configuração física e celular dos serem contribuem para esse processo.
Evidências celulares e moleculares
No quesito celular, algumas espécies apresentam os mesmos aspectos na fase inicial da vida, porém, com o desenvolvimento do embrião essas semelhanças diminuem e cada uma assume características específicas.
No nível molecular, muitos genes são compartilhados entre os organismos, o que aparenta certo grau de parentesco. O DNA humano e o mapa genético do macaco bonobo, por exemplo, apresenta 98,7% de similaridade.
ETC.