Respostas
Resposta:
■ Ditongo formado por 'u' + vocal, antecedido de 'g' ou 'q': 'que'. As combinações 'qu' e 'gu' não são separáveis da vogal ou ditongo que lhes sucede, independentemente de o u ser ou não pronunciado. Exemplos: á-gua, bi-lin-gue, bi-quí-ni, e-ques-tre, gui-tar-ra, lin-gui-ça, pa-que-te, tran-qui-lo. A escrita não permite saber se se trata de um ditongo crescente ou de um decrescente, podendo haver uma ambiguidade.
■ Possível dígrafo consonantais inseparáveis 'qu'. São os que não podem ser separados em duas sílabas. São eles: "gu", "qu", "lh", "nh" e "ch".
A palavra brinquedo apresenta um encontro consonantal, "BR", e um dígrafo consonantal, "QU". A palavra não apresenta nenhum hiato, nem ditongo nem tritongo.
Dígrafo e Encontro Consonantal
A semelhança entre encontro consonantal e dígrafo consonantal é que ambos são consoantes colocadas em sequência em uma palavra.
A diferença entre eles é que no encontro consonantal, as consoantes apresentam seu som original, de forma separada. No dígrafo, as consoantes perdem seu som original e juntas formam um só fonema.
Esses são os dígrafos consonantais da língua portuguesa:
- lh, ch, nh, rr, ss, qu, gu, sc, sç, xc, xs.
Esses são os principais encontros consonantais da língua portuguesa:
- br, cr, dr, fr, gr, pr, tr, vr, bl, cl, dl, fl, gl, pl, tl.
Leia mais sobre dígrafos e encontros consonantais no link: https://brainly.com.br/tarefa/51532496
#SPJ2