• Matéria: História
  • Autor: lilatagaemerdecampos
  • Perguntado 6 anos atrás

Ser cidadão brasileiro no século 21 é o mesmo que ser um cidadão da Grécia Antiga? Conceitue​

Respostas

respondido por: alexandrasouza5
1

Resposta:Não pois na Grécia Antiga cidadania era muito diferente de hoje em dia  :

O poder não mais se concentrava na mão de apenas um indivíduo como ocorria no passado, todas as decisões que afetariam a comunidade eram discutidas, deliberadas e votadas.  

Nesse período a cidadania esteve longe de ser universal, apenas era considerado cidadão aquele que possuía riquezas materiais e propriedades de terra.  

O poder do feudalismo era administrado pela igreja católica e o exercício desse poder era hierárquico e inquestionável.  

Sob essa estrutura não poderia existir cidadania, pois entre os gregos a cidadania era a igualdade entre os homens e o direito de discussão e deliberação para resolver os conflitos, enquanto no feudalismo o poder era dividido de forma arbitrária e os ditos da igreja eram incontestáveis.  

período entre o século XIV e XVI denominado Renascimento foi a época de transição do feudalismo para o capitalismo e foi marcado pelo ressurgimento da cidadania.  

através da cidadania que o indivíduo pode exercer seu papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, lutando por melhores garantias individuais e coletivas e por direitos essenciais como: o direito à vida, à liberdade, à propriedade, e à igualdade.  

Assegura-se o direito de livre expressão, de militar em partidos políticos, sindicatos, movimentos e organizações da sociedade civil.  

No que diz respeito aos deveres, a Carta estabelece que cabe aos homens fazer valer os direitos para todas as pessoas, ter responsabilidade pelo grupo social, respeitar e cumprir as normas e leis elaboradas e decididas coletivamente.


lilatagaemerdecampos: Obrigada
alexandrasouza5: de nada
Perguntas similares