Na espécie de abóbora Cucurbita pepo, a forma do fruto pode ser esférica ou discoide e pode também ocorrer uma variação na cor, apresentando cor de abóbora ou branco-amarelada. O cruzamento de plantas que têm frutos de forma esférica e cor de abóbora, com plantas de frutos de forma discoide e cor branco-amarelada, resultou em uma F1 com o fenótipo discoide e cor de abóbora.
O cruzamento das plantas da geração F1 produziu uma F2 com 224 indivíduos, com os seguintes fenótipos: 126 discoides e cor-de-abóbora; 42 discoides e cor branco-amarelada; 40 esféricas e cor-de-abóbora; 16 esféricas e branco-amarelada.
Com base no enunciado, podemos afirmar que segue a 2ª lei de Mendel? Justifique.
Respostas
respondido por:
9
No caso do cruzamento das plantas da espécie de abóbora Cucurbita pepo e com base na 2ª lei de Mendel, compreende-se que são os alelos que proporcionam que o formato do fruto segreguem de forma independente dos genes que atuam condicionando a cor do fruto.
A 2ª lei de Mendel ou Lei da Segregação Independente, esclarece que os alelos atuantes para duas ou mais características estão distribuídos de forma independente ao longa da formação dos gametas e podem se combinar ao acaso.
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás