• Matéria: Geografia
  • Autor: luzaniraprofesora201
  • Perguntado 6 anos atrás

a divisão internacional do Brasil ou DIT surgiu quando e como​

Respostas

respondido por: Sunflower2203
1

Resposta:

A DIT é caracterizada pela especialização dos países na produção de alguma coisa, sejam produtos finais ou produtos intermediários, que vão ser utilizados na conclusão de um produto final. Esta necessidade surgiu porque não é possível que um só país consiga produzir sozinho todas as mercadorias que precisa.

A divisão internacional do trabalho pode ser separada em três fases. A primeira fase (caracterizada pelo capitalismo comercial) ocorreu nos séculos XV e XVI, onde as colônias providenciavam os minerais, especiarias e mão de obra escrava, e as metrópoles eram responsáveis pela produção e exportação dos produtos desenvolvidos. A segunda fase se verificou nos séculos XVII, XVIII e XIX, e foi marcada pelo capitalismo industrial, onde as colônias (ou países subdesenvolvidos) forneciam a matéria prima e outros produtos agrícolas e minerais, e os países desenvolvidos faziam a industrialização da matéria prima fornecida. Durante a terceira fase, o capitalismo financeiro impõe que os países subdesenvolvidos forneçam a matéria prima e os produtos industrializados, enquanto os países desenvolvidos se ocupam dos investimentos, desenvolvimento de novas tecnologias e produtos industrializados.

A DIT é um processo dinâmico que tem sofrido alterações ao longo dos anos, porque o contexto econômico e industrial tem sido alterado pela globalização.

Originalmente, a DIT clássica indicava que os países subdesenvolvidos forneciam matérias primas para os países desenvolvidos, enquanto estes as usavam para a produção de bens finais. Posteriormente, os países subdesenvolvidos tinham que comprar esses produtos dos países produtores (desenvolvidos).

Mais tarde, a nova DIT (também conhecida como DIT da nova ordem mundial), os países menos desenvolvidos não fornecem apenas a matéria-prima, mas fazem a produção de materiais e mercadorias cuja produção é mais cara (ou causa muita poluição) nos países mais desenvolvidos. Estes contribuem com investimento e tecnologias que ajudam nos processos de produção. A nova DIT corresponde à terceira fase abordada anteriormente, e tem um elevado nível de complexidade, porque o fluxo de investimento e de produtos também ocorre dos países menos desenvolvidos para os mais desenvolvidos, o que não acontece na DIT clássica.

Perguntas similares