Respostas
Cuidado coletivo em meio à pandemia
Será que vivendo uma pandemia como essa da Covid-19 vamos entender a importância do cuidado coletivo em uma escala global?
O cuidado coletivo obrigatório
Vivemos na sociedade do fazer, uma sociedade que não pode parar e que não tem o direito de adoecer. Contudo, chega um vírus que pede para parar, para ficar distante, para se isolar e para fazer isso não só por si, mas uns pelos outros.
Existem opiniões diversas, polaridades, do pânico à negligência e, diante disso, queremos encontrar o meio do caminho. Não o medo, que nesse momento não ajuda, e não a negação, que é um mecanismo de defesa para não enxergar o que é, o que está.
Vamos juntos no caminho do cuidado consigo e com o outro. No olhar e agir na coletividade, com preocupação mas sem desespero, com consciência individual para a contribuição coletiva.
Nós não temos como parar o vírus, mas temos como parar a gente. Muitos serão infectados, o que não pode acontecer é muitos serem infectados AO MESMO TEMPO. Então o que precisamos fazer é reduzir a velocidade de propagação para que o sistema de saúde dê conta de TODOS nós.
Além disso, precisamos nos lembrar que somos um País extremamente desigual.
Ou seja, diferente dos demais países que estão enfrentando a mesma situação, o vírus vai afetar diretamente as pessoas de baixa renda que utilizam assistência pública e isso corresponde a 80% da população (aproximadamente 150 milhões de pessoas).
O cuidado coletivo consciente
Todos nós precisamos parar, refletir e revisar a rotina por semanas e meses, por nós, por nossos idosos, nossos pais, nossos tios, nossos filhos e nossos avós. Parar tem um custo econômico gigantesco e NÃO PARAR PODE CUSTAR MUITAS VIDAS.
Vamos sim nos distanciar uns dos outros fisicamente, mas isso será um gesto de união; vamos nos manter conectados e unido, fazendo um bom uso da tecnologia.
Somos seres sociais, afetivos, sensitivos. Por isso, não vamos nos perder, perder a afetividade com o isolamento, porque é ele que vai nos ajudar a passar por esse momento agora.
Portanto, atenção aos amigos e parentes com depressão, estresse, crise de ansiedade. Eles precisarão mais do que nunca do seu “estar ali”, mesmo não estando fisicamente
Explicação:
um exemplo é Usar máscara assim você se protege e peotege o Próximo