Os trechos a seguir nas proposições foram extraídos do livro Política para não ser ***, de Mário Sergio Cortella. Marque a alternativa em que a substituição do termo destacado, pelo que está entre parênteses, mantém a coesão e a coerência do texto.
A - A palavra consenso, às vezes, passa a sensação de que é necessário reduzir, abrandar as divergências – e, portanto (porque), impedi-las.
B - Há conflitos que resolvemos consultando um livro, como a divergência sobre um dado histórico, ou uma calculadora, quando não concordamos sobre o resultado de uma conta. No entanto (portanto), há outro tipo de conflito que diz respeito a valores, decisões.
C - Mesmo que (embora) votássemos, acabávamos escolhendo entre duas posições que já tinham, ambas, feito concessão ao outro lado.
D - O consenso se daria quando, em vez de uma votação, conseguimos aproximar os pontos de vista diferentes, chegando, talvez, à unanimidade. Mas esta é difícil e não pode ser imposta. Por isso (entretanto), gosto da ideia de um acordo que seja fruto de um processo de discussão e negociação.
E - Política se faz com senso crítico. Portanto (mas) isso tem de ensinado nos bancos escolares.
VoltarQuestõeslist
Respostas
respondido por:
17
Resposta:
Resposta é a letra C - Mesmo que (embora) votássemos .........
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás