Em 1806, Napoleão Bonaparte decretou o Bloqueio Continental. A partir daquele momento, nenhum Estado europeu poderia comercializar com a Inglaterra sob pena de ser invadido pelas tropas francesas. D. João, príncipe regente de Por- tugal, manteve o quanto pode uma atitude indecisa: ora pendia para o lado inglês, ora para o francês. Pressionado por ambos, em novembro de 1807, D. João decidiu: a) manter-se do lado inglês e liderar pessoalmente a resistência portuguesa às tropas napoleônicas; b) manter-se do lado dos franceses levando a Inglaterra a romper seus acordos comerciais com Portugal; c) manter-se do lado inglês e transferir-se para o Brasil, acompanhado dos membros de sua corte; d) manter-se do lado francês e fugir para o Brasil deixando Portugal sob o comando de seu filho Pedro.
Respostas
Resposta:
C)
Explicação:
O Príncipe Regente preferiu aliar-se a Inglaterra a ter que entregar seu Reino a Napoleão, que fugiu junto da corte para o Brasil. Desembarcando em Salvador, o no dia 23 de Janeiro de 1808.
A pressão política levou o Rei D. João VI de Portugal a optar pela transferência da corte monárquica portuguesa para o Brasil, o que efetivou-se no ano de 1808.
A alternativa correta é portanto a letra C.
Contextualizando a transferência da Corte portuguesa
A "indecisão" de D. João VI foi na realidade uma maneira de ganhar tempo. O Rei português manteve a cordialidade com Napoleão Bonaparte, mas ceder aos interesses do Imperador Francês colocaria tudo a perder.
D. João VI sabia que era inviável manter-se alinhado com os franceses porque isso havia resultado em processos revoltosos ou na deposição da monarquia na Espanha, que Napoleão já havia invadido.
Ao mesmo tempo, alinhar-se com os ingleses e permanecer em posição de resistência em Portugal era inviável devido à superioridade inquestionável das forças napoleônicas.
Diante dessa situação, a solução mais razoável para o rei foi se mudar para o Brasil.
Saiba mais sobre a Transferência da Corte Portuguesa para o Brasil em https://brainly.com.br/tarefa/6941325
#SPJ2