Respostas
O tenentismo foi um movimento político e militar realizado por jovens oficiais brasileiros durante o período da Primeira República.
O Tenentismo legou personagens que marcaram a história do século XX tais como o Brigadeiro Eduardo Gomes, Siqueira Campos, Matos Costa, Juarez Távora, Juracy Magalhães e Luís Carlos Prestes.
O propósito do tenentismo era reconquistar o poder perdido com a República Velha, e realizar outras propostas políticas como o voto secreto, fim da corrupção, Estado mais forte, reforma escolar, independência do Poder Judiciário, entre outras.
O movimento tenentista possuía reivindicações muito claras e suas prerrogativas acabaram se consolidando, mesmo que tardiamente. A princípio, devemos destacar a influência das novas demandas que surgiram com a urbanização, a qual é notoriamente favorável às tendências políticas republicanas liberais (dentre outras, como o anarquismo e o comunismo) e, sem espanto, os militares do tenentismo inclinaram-se àquelas tendências e ideologias.
Apesar de defenderem reformas políticas e sociais, os líderes do tenentismo eram na verdade conservadores e autoritários. Em suma, eles pretendiam moralizar os processos e atos políticos brasileiros, marcados pelos atos de corrupção típicos do coronelismo. Assim, a restrição do Poder Executivo, bem como dos ocupantes das do Poder Legislativo.
Não obstante, eram a favor da liberdade dos meios de comunicação, do fim do “voto de cabresto”o qual seria combatido pela instauração do voto secreto. Outro corolário fora a educação pública. Por fim, vale citar que eram favoráveis ao sufrágio feminino.