a cor da água que chega ao fundo da garrafa é igual ou diferente da mistura derramada? porque?
Respostas
Resposta:
copos transparentes;
Cubos de gelo coloridos (com corante alimentício);
Álcool;
Água.
Procedimento Experimental:
Os cubos de gelo devem ter sido preparados previamente com algumas gotas de corante alimentício, pois assim ficará mais fácil de visualizar o experimento.
1. Encha um copo até a metade com água e o outro, com álcool;
2. Adicione um cubo de gelo em cada copo e observe o que ocorre;
3. Adicione água aos poucos no copo que contém o gelo e o álcool, até que observe alguma mudança na posição do gelo.
Resultados e Discussão:
Praticamente todos os sólidos são mais densos do que quando estão no estado líquido. Mas não é isso o que ocorre com a água. A medida que vai chegando perto do seu ponto de congelamento, as moléculas de água vão se aproximando e começam a formar ligações de hidrogênio, o que resulta numa estrutura com espaços vazios entre as moléculas. Isso faz com que a densidade do gelo seja menor que a da água líquida.
A densidade da água no estado líquido é 1,0 g/cm3, enquanto a do gelo é 0,92 g/cm3. Por isso, no copo em que há água, o gelo flutua.
Observe que o gelo não fica totalmente acima da superfície da água, mas a maior parte dele fica submersa. Isso ocorre porque relacionando as densidades da água e do gelo, podemos calcular que serão necessários 92% do volume do gelo para igualar a massa de água que ele deslocou. Isso quer dizer que 92% do volume do gelo fica abaixo da superfície da água e apenas 8% fica acima da superfície.
É por isso que os icebergs são tão perigosos. Eles podem parecer grandes sobre a superfície da água, mas o que vemos são somente 8% do seu tamanho total. Abaixo da água, eles são gigantescos e podem causar um enorme estrago em algum navio que bater neles.
Essa característica da água de ficar menos densa quando se solidifica é também vital para a manutenção da vida. Em lugares muito frios, as águas de rios, lagos e oceanos não se congelam totalmente porque a camada de gelo que flutua e fica na superfície age como um isolante térmico natural, preservando a vida animal e vegetal abaixo dela.
A densidade do álcool, por outro lado, é menor que a do gelo, sendo igual a 0,79 g/cm3. Por isso, o gelo afunda no álcool. No dia a dia, isso pode ser visto quando se coloca gelo em bebidas alcoólicas, como o uísque abaixo